O campo dos saberes no movimento de mulheres camponesas

  • Isaura Isabel Conte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: conhecimento, aprendizados, experiência, mulheres camponesas, escola

Resumo

As discussões a respeito do campo dos saberes remete a uma relação bastante direta com o universo escolar, no entanto, a escola não é único lugar onde acontece a educação. De outra maneira, não poderíamos negar que ela constitui-se em local privilegiado em que se alfabetiza e ocorrem processos de aprendizados. Por meio deste artigo, buscamos enfocar os saberes para além dos currículos oficiais das escolas e, por isso, trazemos reflexões a partir do Movimento de Mulheres Camponesas do Rio Grande do Sul (MMC/RS). A pesquisa foi realizada entre outubro de 2009 e maio de 2010, com um total de cento e vinte sujeitos pesquisados, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários, observações com anotações em diário de campo, entrevistas e pesquisas documentais. Destacamos como relevante, o fato de que as mulheres aprendem umas com as outras, considerando fortemente as experiências que vão fazendo no coletivo em luta. Dizem que os maiores aprendizados veem da consciência crítica que adquirem por meio da inserção militante e, acima de tudo, sublinham em decorrência da militância, a capacidade que descobrem em si mesmas e a compreensão que passam a ter sobre a amplitude do mundo e o universo em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
pedagoga, educadora popular, feminista e camponesa
Publicado
2011-11-10
Como Citar
Conte, I. I. (2011). O campo dos saberes no movimento de mulheres camponesas. Revista Urutágua, (25), 60-69. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i25.13768