Sentidos próprios do ser humano: linguagem e o processo da apropriação da língua escrita

  • Flaviana Demenech Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Palavras-chave, Alfabetização, Linguagem, Vigotski

Resumo

Neste artigo explicitarei o conceito de linguagem segundo a teoria histórico-cultural e algumas de suas implicações pedagógicas para o aprendizado da escrita. Buscarei as relações primordiais entre linguagem, desenvolvimento e pensamento. O conceito de linguagem é indispensável, pois trata da constituição da relação do ser humano com outrem no âmbito da conexão homem/natureza/sociedade. Essencial para o desenvolvimento do ser humano, a linguagem possibilita interação e interlocução entre os seres humanos, fornecendo sentidos precisos para intercambio uns com outrem, permitindo que o outro nos constitua pela sua mediação. Explanar elementos desse processo, e as relações da linguagem como um sistema de signos que se caracteriza pela fala e a interlocução dos seres humanos. O conceito de desenvolvimento da linguagem humana traz um salto qualitativo, a partir da obra de Vigotski, pois as implicações pedagógicas da apropriação escrita passam a ter como referência a linguagem e não apenas as letras.

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Biografia do Autor

Flaviana Demenech, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professora alfabetizadora e pesquisadora do Grupo MEDIAR (UNIOESTE)
Publicado
2011-12-07
Como Citar
Demenech, F. (2011). Sentidos próprios do ser humano: linguagem e o processo da apropriação da língua escrita. Revista Urutágua, (26), 78-90. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i26.14198