Preconceito e discriminação: empecilhos à construção da cidadania no espaço escolar

  • Tayane Rogeria Lino Universidade federal de Minas Gerias - UFMG
Palavras-chave: psicologia comunitária, escola, cidadania, preconceito, discriminação

Resumo

Este artigo é o resultado do esforço em articular teoria e prática, ensino e extensão. As reflexões que se seguem foram desenvolvidas durante a experiência de campo no estágio curricular em Psicologia Comunitária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), entre os anos de 2009 e 2010. O estágio se configura em uma pesquisa-intervenção realizada em uma Escola Municipal localizada em um aglomerado de Belo Horizonte. A investigação constatou que, assim como, a maior parte das Escolas Brasileiras, a Escola Municipal investigada, encontra-se imersa em lógicas excludentes que subalternizam sujeitos e inferioriza determinados grupos sociais. Assim produzindo e reproduzindo preconceitos e estereótipos a Escola Municipal impede o exercício da cidadania, a produção de relações dialógicas, mais horizontalizadas e não-violentas no contexto escolar. Este artigo se insere no debate nacional mais amplo acerca da juventude e escola pública, tendo por objetivo mapear e refletir sobre as questões ligadas a promoção de cidadania, com especial atenção a temas relacionados ao contexto dos jovens de periferia, bem como questões raciais, geração, gênero e diversidade sexual no contexto escolar. Discute, também, o papel do psicólogo e da psicologia comunitária no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayane Rogeria Lino, Universidade federal de Minas Gerias - UFMG
É bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra do Núcleo de Psicologia Política (NPP/UFMG) e o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Nuh/UFMG). Participou como bolsista de extensão do Curso História da África e das Culturas Afro-Brasileiras. Foi estagiária Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher, do Projeto cidadania em ação (estágio em psicologia comunitária – instituição escolar) e, ainda, do Projeto Aquenda, mona! (estagio em psicologia comunitária – uma perspectiva queer). Participa, como bolsista de iniciação científica da pesquisa nacional, “A Participação Social Juvenil: subjetividade, cultura, política e direitos”. Integra a equipe do projeto de extensão: Direitos e Violência na experiência de travestis e transexuais da cidade de Belo Horizonte. Integra a equipe-coordenadora do Projeto de intervenção Conversando sobre sexualidades desenvolvido com adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de privação de liberdade e da Rede Mineira de Grupos Universitário em Defesa da Diversidade Sexual - REMIGUDDS!. Atua principalmente na área de Psicologia Social, Psicologia Política e Psicologia Comunitária, aliando produção acadêmica e militância política, com ênfase nos seguintes temas: Diversidade Sexual, Juventude e Participação Política, Gênero, Educação, Direitos Humanos e Cidadania.
Publicado
2012-10-19
Como Citar
Lino, T. R. (2012). Preconceito e discriminação: empecilhos à construção da cidadania no espaço escolar. Revista Urutágua, (27), 132-146. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i27.14406