Preconceito e discriminação: empecilhos à construção da cidadania no espaço escolar
Palavras-chave:
psicologia comunitária, escola, cidadania, preconceito, discriminação
Resumo
Este artigo é o resultado do esforço em articular teoria e prática, ensino e extensão. As reflexões que se seguem foram desenvolvidas durante a experiência de campo no estágio curricular em Psicologia Comunitária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), entre os anos de 2009 e 2010. O estágio se configura em uma pesquisa-intervenção realizada em uma Escola Municipal localizada em um aglomerado de Belo Horizonte. A investigação constatou que, assim como, a maior parte das Escolas Brasileiras, a Escola Municipal investigada, encontra-se imersa em lógicas excludentes que subalternizam sujeitos e inferioriza determinados grupos sociais. Assim produzindo e reproduzindo preconceitos e estereótipos a Escola Municipal impede o exercício da cidadania, a produção de relações dialógicas, mais horizontalizadas e não-violentas no contexto escolar. Este artigo se insere no debate nacional mais amplo acerca da juventude e escola pública, tendo por objetivo mapear e refletir sobre as questões ligadas a promoção de cidadania, com especial atenção a temas relacionados ao contexto dos jovens de periferia, bem como questões raciais, geração, gênero e diversidade sexual no contexto escolar. Discute, também, o papel do psicólogo e da psicologia comunitária no contexto escolar.Downloads
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Publicado
2012-10-19
Como Citar
Lino, T. R. (2012). Preconceito e discriminação: empecilhos à construção da cidadania no espaço escolar. Revista Urutágua, (27), 132-146. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i27.14406
Seção
Psicologia
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