Novas tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a educação: problematizações e apontamentos para a Educação Física escolar

  • João Genaro Finamor UFSM
Palavras-chave: NTIC’s, Sociedade do Conhecimento, Mundo do Trabalho, Educação Escolar

Resumo

O artigo objetiva realizar um debate sobre as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC’s) na educação escolar a partir de dois elementos: a formação de uma nova sociabilidade, pautada no conceito sociedade do conhecimento; e as alterações no mundo do trabalho. Buscando estabelecer uma relação dialética entre a inserção das NTIC’s na educação e um contexto de avanço das “pedagogias do aprender” (DUARTE, 2001a), relacionamos esses elementos com a totalidade das relações capitalistas. Por fim, traremos apontamentos dentro da especificidade da Educação Física tentando superar o simples debate pragmático sobre a necessidade ou na das NTIC’s nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Genaro Finamor, UFSM
Graduando Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria
Publicado
2012-10-19
Como Citar
Finamor, J. G. (2012). Novas tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a educação: problematizações e apontamentos para a Educação Física escolar. Revista Urutágua, (27), 60-71. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i27.15489