Novas tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a educação: problematizações e apontamentos para a Educação Física escolar
Palavras-chave:
NTIC’s, Sociedade do Conhecimento, Mundo do Trabalho, Educação Escolar
Resumo
O artigo objetiva realizar um debate sobre as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC’s) na educação escolar a partir de dois elementos: a formação de uma nova sociabilidade, pautada no conceito sociedade do conhecimento; e as alterações no mundo do trabalho. Buscando estabelecer uma relação dialética entre a inserção das NTIC’s na educação e um contexto de avanço das “pedagogias do aprender” (DUARTE, 2001a), relacionamos esses elementos com a totalidade das relações capitalistas. Por fim, traremos apontamentos dentro da especificidade da Educação Física tentando superar o simples debate pragmático sobre a necessidade ou na das NTIC’s nas aulas de Educação Física.
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Publicado
2012-10-19
Como Citar
Finamor, J. G. (2012). Novas tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a educação: problematizações e apontamentos para a Educação Física escolar. Revista Urutágua, (27), 60-71. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i27.15489
Seção
Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)