A abordagem da disciplina de história nas séries iniciais

  • Rafael Nascimento da Silva UEL e Prefeitura Municipal de Londrina
Palavras-chave: Ensino de História, Séries Iniciais, Ensino Tradicional

Resumo

O presente artigo tem como foco a disciplina de história nas séries iniciais, a qual está intimamente ligada à realidade em que o educando se encontra, uma vez que a história é uma construção pautada em fontes, vestígios, que as sociedades nos deixaram, de modo a perceber que o conhecimento histórico não é neutro e pode ser reinterpretado conforme as diversas sociedades, tendo assim multiplicidades de interpretações. A História enquanto disciplina sempre foi vista como base de informações que seriam adquiridas com regressos a fatos passados, uma perspectiva voltada a acontecimentos que visam à formação da disciplina como acabada e restrita apenas a conhecimentos voltados para o que já ocorreu em determinado tempo ou lugar. Hoje, ainda é comum encontrarmos aulas que caracterizam que o ensino e aprendizagem na disciplina de história são meros momentos em que se aprendem marcos histórico, datas e personagens tidos como heróis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Nascimento da Silva, UEL e Prefeitura Municipal de Londrina

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Norte Paranaense, Pós-graduando em Docência na Educação Superior na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Londrina.

Publicado
2012-10-19
Como Citar
Silva, R. N. da. (2012). A abordagem da disciplina de história nas séries iniciais. Revista Urutágua, (27), 72-81. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i27.15610