A dialética do progresso em Theodor W. Adorno: um estudo introdutório

  • Leonardo de Lucas da Silva Domingues
Palavras-chave: conceito, dialética negativa, Theodor W. Adorno

Resumo

O presente trabalho propõe uma leitura introdutória sobre a forma como Theodor W. Adorno analisa as contradições que permeiam a reflexão sobre o progresso. A teorização dialética do progresso feita pelo autor procura não se limitar a conceituações totalizantes e herméticas que normalmente delineiam a compreensão sobre o tema. A proposta de Adorno não pensa de forma ontológica nem a ascensão e nem o declínio da sociedade. Ela sugere uma análise que aponte as dualidades e os reveses históricos provocados pelo próprio princípio do progresso. A perspectiva adotada pelo filósofo e sociólogo alemão poderia oferecer condições para que a humanidade encontre meios de evitar tais reveses históricos no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Lucas da Silva Domingues
Mestre em Sociologia pela UFRGS (2010). Membro do Laboratório de Divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (LaDCIS-UFRGS www.ufrgs.br/ladcis ) e do grupo de pesquisa: GT. Estudos políticos e militares contemporâneos (UEL).
Publicado
2013-05-28
Como Citar
Domingues, L. de L. da S. (2013). A dialética do progresso em Theodor W. Adorno: um estudo introdutório. Revista Urutágua, (28), 110-122. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i28.15936