Imigração europeia e liberdade religiosa no Brasil oitocentista
Palavras-chave:
Legislação Religiosa, Protestantes, Discursos Parlamentares, Instituições
Resumo
A imigração europeia esteve constantemente em pauta entre os assuntos mais discutidos pelos homens que dirigiam o Brasil em meados do século XIX. Vista como solução mais adequada para desenvolver o país e substituir o decadente trabalho compulsório do negro africano, sobretudo após a proibição do tráfico em 1850, a imigração teve papel fundamental na evolução de algumas instituições nacionais. Desta forma, o presente artigo tem por objetivo analisar por meio de discursos parlamentares e obras contemporâneas, de que maneira o clamor de intelectuais, políticos e fazendeiros do Império a favor da mencionada imigração, contribuiu para o processo de democratização das leis que regiam a questão religiosa no Brasil.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2013-03-12
Como Citar
Vieira, F. dos S. (2013). Imigração europeia e liberdade religiosa no Brasil oitocentista. Revista Urutágua, (28), 79-87. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i28.17484
Seção
História do Brasil
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)