Cinema e práxis estética: as reproduções técnicas das obras de arte na visão de Walter Benjamin

  • Angélica Antonechen Colombo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Palavras-chave: Cinema, Percepção, Cognição, Sociedade.

Resumo

Discutir o cinema como obra de arte, mas também como bem cultural e mercadoria apropriada pela Indústria Cultural, seus principais elementos, como a imagem, narratividade, linguagem e mensagem, e o seu papel como fator essencial das variações estéticas, perceptivas e cognitivas, a partir do seu advento e através da história do cinema tendo como base a teoria de Walter Benjamin. Esse é o objetivo deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Antonechen Colombo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui graduação em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Arte e Educação. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética. Interessada principalmente nos temas: filosofia da arte, teoria crítica, cinema e arte e educação. Foi professora dos cursos de Filosofia e Pedagogia na Faculdade Apucarana Cidade Educação. E atualmente é tutora à distância da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Publicado
2013-05-28
Como Citar
Colombo, A. A. (2013). Cinema e práxis estética: as reproduções técnicas das obras de arte na visão de Walter Benjamin. Revista Urutágua, (28), 01-10. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i28.18118