O marxismo autêntico de Karl Korsch

  • João Gabriel da Fonseca Mateus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia, PIBID/CAPES - Colégio Estadual "do Setor Finsocial".
Palavras-chave: Marxismos, Marxistas, Karl Korsch.

Resumo

Este texto tem o objetivo de resenhar a obra Karl Korsch e a Concepção Materialista da História de Nildo Viana. O livro, dividido em cinco capítulos, tem como principal objetivo reconstruir a profunda e complexa teoria korschiana do marxismo.  Korsch foi esquecido e excluídos dos círculos marxistas pela hegemonia bolchevique. Tal autor estabeleceu um debate intenso contra a II e a III Internacional colaborando com críticas contundentes contra o "marxismo vulgar” expresso por tais correntes.No livro de Viana, o leitor encontrará uma abordagem libertária apresentando, através de um caminho reflexivo sobre a obra de "um marxista autêntico" livre dos preceitos dogmáticos dos pseudomarxistas bolcheviques.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gabriel da Fonseca Mateus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia, PIBID/CAPES - Colégio Estadual "do Setor Finsocial".
Graduando em Licenciatura em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - pelo PIBID, atuando na disciplina de História na Rede Estadual de Ensino em Goiânia. É autor do livro Educação e Anarquismo: Uma perspectiva libertária. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, educação libertária, Mikhail Bakunin e autogestão.
Publicado
2012-12-12
Como Citar
Mateus, J. G. da F. (2012). O marxismo autêntico de Karl Korsch. Revista Urutágua, (27), 147-150. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i27.18588