O marxismo autêntico de Karl Korsch
Palavras-chave:
Marxismos, Marxistas, Karl Korsch.
Resumo
Este texto tem o objetivo de resenhar a obra Karl Korsch e a Concepção Materialista da História de Nildo Viana. O livro, dividido em cinco capítulos, tem como principal objetivo reconstruir a profunda e complexa teoria korschiana do marxismo. Korsch foi esquecido e excluídos dos círculos marxistas pela hegemonia bolchevique. Tal autor estabeleceu um debate intenso contra a II e a III Internacional colaborando com críticas contundentes contra o "marxismo vulgar” expresso por tais correntes.No livro de Viana, o leitor encontrará uma abordagem libertária apresentando, através de um caminho reflexivo sobre a obra de "um marxista autêntico" livre dos preceitos dogmáticos dos pseudomarxistas bolcheviques.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2012-12-12
Como Citar
Mateus, J. G. da F. (2012). O marxismo autêntico de Karl Korsch. Revista Urutágua, (27), 147-150. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i27.18588
Seção
RESENHAS
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)