Trabalho socialmente desqualificado: auxiliares de serviços gerais em Campos dos Goytacazes/RJ

  • Fabrício Maciel Professor adjunto da Universidade Candido Mendes

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com auxiliares de serviços gerais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade e escolhidas duas das principais entrevistas, como tipos ideais, de modo a demonstrar a condição de não reconhecimento e de desqualificação social do perfil em questão. A orientação teórica é basicamente derivada das obras de Axel Honneth e Charles Taylor, sobre o valor do trabalho e sua relação com o reconhecimento social. A conclusão é que estas pessoas, além de formalmente desqualificadas e apesar de seu vínculo formal de trabalho, vivenciam uma condição de invisibilidade e não reconhecimento de sua ocupação na divisão social do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Maciel, Professor adjunto da Universidade Candido Mendes

Doutor em Ciências Sociais pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora e professor adjunto do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes, Campos/RJ.

Publicado
2013-11-22
Como Citar
Maciel, F. (2013). Trabalho socialmente desqualificado: auxiliares de serviços gerais em Campos dos Goytacazes/RJ. Revista Urutágua, (29), 158-167. https://doi.org/10.4025/revurut.vi29.21202
Seção
Sociologia do Trabalho