Vontade livre e Liberdade de arbítrio na Introdução da Filosofia do Direito de Hegel

  • Andrei Pedro Vanin Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O artigo objetiva mostrar o desenvolvimento do conceito de vontade livre na introdução da obra Filosofia do Direito de Hegel. Para tanto, num primeiro momento, far-se-á uma breve análise de alguns parágrafos da introdução da obra para buscar compreender o que Hegel entende por vontade livre. Deste modo, será pertinente trabalhar os três momentos que constituem a vontade livre, a saber: universalidade (§ 5), particularidade (§ 6) e singularidade (§ 7). Já no segundo momento, mostrar-se-á como a vontade livre, calcada na ação, constitui a liberdade do arbítrio (§ 15). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrei Pedro Vanin, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmico da oitava fase do curso de Filosofia na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim. Bolsista CNPq no projeto de pesquisa Heidegger, Foucault e Derrida: discurso, pós-estruturalismo e pós-metafísica. O presente trabalho contou com a orientação do Profº Dr Celso Eidt.
Publicado
2013-11-22
Como Citar
Vanin, A. P. (2013). Vontade livre e Liberdade de arbítrio na Introdução da Filosofia do Direito de Hegel. Revista Urutágua, (29), 74-83. https://doi.org/10.4025/revurut.vi29.21642
Seção
Filosofia