Bebidas artificiais não alcoólicas: adolescentes leem e compreendem seus rótulos?

  • Tadeu Perdigão Diz Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como primeiro objetivo apresentar a análise do levantamento de dados realizado com adolescentes com a finalidade de responder à questão: os adolescentes que consomem bebidas artificiais leem e compreendem cada item do rótulo da embalagem? O segundo objetivo proposto é mostrar a intervenção didática realizada a partir dos dados levantados. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário, composto de seis questões fechadas, preenchido por 62 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola de Minas Gerais. Após análise dos dados, com o intuito de alcançar o segundo objetivo foram realizadas apresentações dos resultados em sala de aula, e para isso, construiu-se um painel didático contendo embalagens de bebidas não alcoólicas artificiais informando a quantidade de açúcar existente em cada produto e uma apresentação em PowerPoint com informações e gráficos dos dados levantados. Como resultado do questionário, constatou-se que 60% dos alunos faz uso desse tipo de bebida diariamente. A maioria dos alunos nunca ou raramente lê o rótulo. Também foi identificado que os alunos compreendem bem o significado dos itens que compõem o rótulo. Com a intervenção didática realizada foi possível reconstruir o conhecimento sobre o conteúdo abordado.

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Biografia do Autor

Tadeu Perdigão Diz Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduando de Ciências Biológicas.
Publicado
2013-11-22
Como Citar
Oliveira, T. P. D. (2013). Bebidas artificiais não alcoólicas: adolescentes leem e compreendem seus rótulos?. Revista Urutágua, (29), 55-63. https://doi.org/10.4025/revurut.vi29.21701
Seção
Ensino & Educação