"O escafandro e a borboleta": uma reflexão crítica sobre o corpo
Resumo
A intencionalidade primordial desta resenha é fazer uma reflexão acerca do filme “O Escafandro e a Borboleta” e as condutas que os profissionais da saúde realizam diante dos corpos hospitalizados. O longa-metragem é baseados em fator reais e conta a história do ex-editor da revista francesa Elle, Jean-Dominique Bauby, que aos 43 anos teve um súbito acidente vascular cerebral que desencadeou uma paralisia em que o único movimento no corpo limitava-se à pálpebra do olho esquerdo. Buscou-se na história de Bauby respaldo para se fazer uma reflexão exemplificada dos valores do corpo e de como este é conduzido no ambiente hospitalar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-11-22
Como Citar
Matoso, L. M. L. (2013). "O escafandro e a borboleta": uma reflexão crítica sobre o corpo. Revista Urutágua, (29), 32-38. https://doi.org/10.4025/revurut.vi29.21861
Edição
Seção
Cinema
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)





