Desenhos no Brasil na crônica de Nelson Rodrigues

  • Tcharly Magalhães Briglia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Resumo

Neste artigo, intenta-se identificar e analisar o imaginário nacional presente nas crônicas de Nelson Rodrigues, publicadas no fim da década de 1960, no jornal O Globo. Parte-se da hipótese de que a concepção de identidade nacional observada nas referidas crônicas é caracterizada por um imaginário nacionalista, de tom conservador. O método utilizado será o da pesquisa bibliográfica qualitativa descritiva, realizada a partir de uma visão panorâmica da obra de Nelson Rodrigues; seguida de uma compreensão do gênero crônica e o posterior reconhecimento dos textos eleitos para análise. Sequencialmente, realiza-se o estudo do contexto histórico dos textos. Por fim, por meio de análise teórico-crítica, será identificado o imaginário nacional esboçado nas crônicas, quando será possível discutir, a partir dos Estudos Culturais, as mudanças que se processaram na concepção de identidade e imaginário nacional e o legado das ideias de 1968 na contemporaneidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tcharly Magalhães Briglia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Graduado em Letras e graduando em Comunicação Social (UESC – Ilhéus-BA). Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Rede Particular de Ensino (Itabuna-BA). Artigo orientado por Inara de Oliveira Rodrigues (Doutora em Letras, professora do Curso de Letras e Coordenador do PPGL Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz /UESC – Ilhéus-BA).
Publicado
2014-11-19
Como Citar
Briglia, T. M. (2014). Desenhos no Brasil na crônica de Nelson Rodrigues. Revista Urutágua, (31), 104-118. https://doi.org/10.4025/revurut.vi31.23957
Seção
Literatura