Desenhos no Brasil na crônica de Nelson Rodrigues

  • Tcharly Magalhães Briglia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Résumé

Neste artigo, intenta-se identificar e analisar o imaginário nacional presente nas crônicas de Nelson Rodrigues, publicadas no fim da década de 1960, no jornal O Globo. Parte-se da hipótese de que a concepção de identidade nacional observada nas referidas crônicas é caracterizada por um imaginário nacionalista, de tom conservador. O método utilizado será o da pesquisa bibliográfica qualitativa descritiva, realizada a partir de uma visão panorâmica da obra de Nelson Rodrigues; seguida de uma compreensão do gênero crônica e o posterior reconhecimento dos textos eleitos para análise. Sequencialmente, realiza-se o estudo do contexto histórico dos textos. Por fim, por meio de análise teórico-crítica, será identificado o imaginário nacional esboçado nas crônicas, quando será possível discutir, a partir dos Estudos Culturais, as mudanças que se processaram na concepção de identidade e imaginário nacional e o legado das ideias de 1968 na contemporaneidade. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Tcharly Magalhães Briglia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Graduado em Letras e graduando em Comunicação Social (UESC – Ilhéus-BA). Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Rede Particular de Ensino (Itabuna-BA). Artigo orientado por Inara de Oliveira Rodrigues (Doutora em Letras, professora do Curso de Letras e Coordenador do PPGL Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz /UESC – Ilhéus-BA).
Publiée
2014-11-19
Comment citer
Briglia, T. M. (2014). Desenhos no Brasil na crônica de Nelson Rodrigues. Revista Urutágua, (31), 104-118. https://doi.org/10.4025/revurut.vi31.23957
Rubrique
Literatura