O conceito de liberdade a partir dos aspectos ontológicos e morais em István Mészáros

  • Filipi Vieira Amorim Acadêmico do curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas; licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande; bolsista da CAPES.

Resumo

Este ensaio, de natureza filosófica, trata do problema conceitual que define, ou melhor, que deixa vestígios de possibilidades interpretativas, sobre a pergunta o que é a liberdade? O texto opõe-se aos casos das definições que buscam encerrar os sentidos das palavras em conceitos fechados em doutrinas filosóficas; trata-se de uma discussão que servirá para a reflexão inter, multi e transdisciplinar, pois não se pretende soberba ou normativa. O artigo é fruto da interlocução entre filosofia, sociologia e literatura, num diálogo a múltiplas vozes que nada mais quer do que a provocação filosófica e a reflexão crítica sobre o status quo em que a existência humana está assentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipi Vieira Amorim, Acadêmico do curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas; licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande; bolsista da CAPES.
Acadêmico do curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas; licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande; bolsista da CAPES.
Publicado
2015-02-24
Como Citar
Amorim, F. V. (2015). O conceito de liberdade a partir dos aspectos ontológicos e morais em István Mészáros. Revista Urutágua, (31), 55-64. https://doi.org/10.4025/revurut.vi31.26247
Seção
Filosofia