O conceito de liberdade a partir dos aspectos ontológicos e morais em István Mészáros

  • Filipi Vieira Amorim Acadêmico do curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas; licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande; bolsista da CAPES.

Résumé

Este ensaio, de natureza filosófica, trata do problema conceitual que define, ou melhor, que deixa vestígios de possibilidades interpretativas, sobre a pergunta o que é a liberdade? O texto opõe-se aos casos das definições que buscam encerrar os sentidos das palavras em conceitos fechados em doutrinas filosóficas; trata-se de uma discussão que servirá para a reflexão inter, multi e transdisciplinar, pois não se pretende soberba ou normativa. O artigo é fruto da interlocução entre filosofia, sociologia e literatura, num diálogo a múltiplas vozes que nada mais quer do que a provocação filosófica e a reflexão crítica sobre o status quo em que a existência humana está assentada.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Filipi Vieira Amorim, Acadêmico do curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas; licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande; bolsista da CAPES.
Acadêmico do curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas; licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande; bolsista da CAPES.
Publiée
2015-02-24
Comment citer
Amorim, F. V. (2015). O conceito de liberdade a partir dos aspectos ontológicos e morais em István Mészáros. Revista Urutágua, (31), 55-64. https://doi.org/10.4025/revurut.vi31.26247
Rubrique
Filosofia