Infâncias Glitz: um estudo sobre as imposições dos concursos de beleza aos corpos infantis
Resumo
A partir dos trechos extraídos de episódios do reality show Pequenas Misses (Toddlers and Tiaras) e das contribuições dos estudos da infância na perspectiva da teoria cultural, demonstramos como determinados saberes se constituem como verdade e ajudam a construir os corpos para atender às exigências dos concursos de beleza infantis e como algumas crianças aderem e/ou resistem a esse processo. Argumentamos que tal disciplinamento vêm sendo sustentado por uma rede de especialistas e que com apoio das famílias têm legitimado formas contemporâneas de governo dos corpos infantis.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2015-12-20
Como Citar
Melo, R. da S. (2015). Infâncias Glitz: um estudo sobre as imposições dos concursos de beleza aos corpos infantis. Revista Urutágua, (32), 25-35. https://doi.org/10.4025/revurut.vi32.26887
Edição
Seção
Estudos Culturais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)