Desengajamento: uma característica do sujeito médio contemporâneo

  • Wallace da Costa Brito UNIABEU Centro Universitário

Resumo

O artigo discute o desengajamento, considerando esta noção como importante chave de leitura da constituição da subjetividade na contemporaneidade. Seu objetivo consiste em promover uma reflexão acerca dessa característica do sujeito médio contemporâneo, ligando-a ao modo de vida capitalista e à crescente onda consumista que assola grande parte do planeta.  Expõe uma tomada de posição crítica frente a tal questão com suas implicações negativas sobre a sociedade e os indivíduos. Toma-se, para isso, como principal referência teórica, as recentes obras da socióloga francesa Claudine Haroche, articulando seu pensamento com o repertório teórico e conceitual da Teoria Crítica da Sociedade (Escola de Frankfurt). A socióloga aponta para um deslocamento, uma transformação antropológica do sujeito, vinculando dois elementos importantes: indivíduo hipermoderno e indivíduo das sociedades líquidas. Lançam-se a este respeito, várias indagações acerca dos rumos da sociedade e, por conseguinte, dos indivíduos, sem que se adote qualquer postura fechada ou qualquer previsibilidade. Todavia, as últimas palavras procuram defender a necessidade de enfrentamento e de procura por alternativas em face de tal problema, ainda que frágeis, possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace da Costa Brito, UNIABEU Centro Universitário

Wallace da Costa Brito, psicólogo formado pela UNIABEU Centro Universitário, 2014; bolsista do Projeto de Pesquisa [Iniciação Científica], tema: “Tempo e mal-estar na contemporaneidade: tédio, monotonia e reificação”, coordenado e orientado pelo professor Ms. Diogo Cesar Nunes da Silva, UNIABEU Centro Universitário, de dezembro 2012 a novembro 2013; participante do Grupo de Estudos “Teoria Crítica & Subjetividade”, coordenado pelo professor Ms. Diogo Cesar Nunes da Silva, UNIABEU Centro Universitário, de março 2012 a dezembro 2014; participante do Grupo de Estudos “Teoria Social & Religião”, coordenado pelo professor Dr. Robson Rodrigues de Paula, UNIABEU Centro Universitário, de agosto 2014 a dezembro 2014; atualmente, participa do Grupo de Estudos “Filosofia”, coordenado pelo professor Dr. William José Batista, Centro Loyola de Fé e Cultura - PUC/RJ; membro do Movimento Popular: Comitê Baixada Fluminense da Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político; e colaborador do Conselho Regional de Psicologia RJ (Subsede Baixada Fluminense).

Publicado
2015-11-24
Como Citar
Brito, W. da C. (2015). Desengajamento: uma característica do sujeito médio contemporâneo. Revista Urutágua, (32), 108-121. https://doi.org/10.4025/revurut.vi32.27362
Seção
Psicologia