Cobrar a dívida: elementos trágicos em "A música do acaso", de Paul Auster

  • Rafaela Scardino Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar como se configuram elementos trágicos no romance A música do acaso, do escritor norte-americano Paul Auster. Em sua parte inicial, a narrativa assemelha-se às já tradicionais road novels da literatura norte-americana, com Nashe vagando pelas estradas dos Estados Unidos até seu encontro com Pozzi. Posteriormente, os dois engajam-se num jogo de pôquer que mudará seus destinos. A partir desse ponto, a narrativa assume características distintas, que podemos aproximar da tragédia conforme descrita por Aristóteles em sua Arte poética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Scardino, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo/Brasil e desenvolve pesquisa sobre deslocamento como proposta política para a literatura contemporânea. Em seu trabalho, analisa narrativas produzidas no continente americano a partir de 1980.  É autora de Movimentos de demolição: deslocamentos, identidades e literatura (Edufes, 2011) e coorganizadora de A crítica literária: percursos, métodos, exercícios (PPGL/UFES, 2009) e Traços de um outro mapa: literatura contemporânea nas Américas (Edufes, 2013).
Publicado
2015-11-24
Como Citar
Scardino, R. (2015). Cobrar a dívida: elementos trágicos em "A música do acaso", de Paul Auster. Revista Urutágua, (32), 74-81. https://doi.org/10.4025/revurut.vi32.28757
Seção
Literatura