O uso das equações diferenciais em estudos da engenharia: um discurso coletivo

  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O trabalho apresenta os dados de um estudo desenvolvido com 62 alunos do curso de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. O estudo tem por objetivo compreender quais as concepções dos alunos dos cursos de Engenharia de Petróleo e Engenharia Geológica sobre como as equações diferenciais podem ser utilizadas em estudos da engenharia e quais são suas principais aplicações neste ramo. A coleta de dados foi feita por meio dos trabalhos realizados pelos alunos durante a disciplina de Cálculo Operacional no primeiro semestre de 2014 e a análise está sendo feite por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, o qual busca dar ênfase ao eu coletivizado dando voz aos sujeitos por meio do coletivo. Nesta etapa do trabalho, já é possível observar as relações estabelecidas entre os conceitos teóricos e práticos das equações diferenciais, bem como a importância empregada pelos alunos ao estudo destas equações em sua formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal de Pelotas
Professor Assistente Da faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Mestre em Educação em Ciências.
Publicado
2016-05-28
Como Citar
Figueiredo, T. D. (2016). O uso das equações diferenciais em estudos da engenharia: um discurso coletivo. Revista Urutágua, (33), 50-57. https://doi.org/10.4025/revurut.vi33.28799
Seção
Ensino & Educação