As classes sociais em "Cidadão" e "Operários"

  • Amanda Costa Pinheiro Universidade Estadual do Paraná

Resumo

O presente trabalho visa analisar a possibilidade de uma relação dialógica entre manifestações artísticas diversas. Para isso, selecionamos como objetos de análise a música “Cidadão”, do compositor Lucio Barbosa (1979) e a obra pictórica “Operários” (1933) de Tarsila do Amaral, enfocando nesta discussão a expressão de angústias percebidas nas duas artes. Pretende-se relacionar a esta análise a temática da sociedade dividida em classes sociais, tão presente e marcante no capitalismo, por meio de uma perspectiva interdisciplinar. Utilizaremos, como eixo teórico, a definição de Literatura Comparada e Intertextualidade de Julia Kristeva e os pressupostos do Dialogismo de Bakhtin, além dos preceitos marxistas relacionados à divisão de classes na sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Costa Pinheiro, Universidade Estadual do Paraná
Graduada em Serviço Social, com especialização em trabalho social com famílias. Mestrado em andamento no Programa Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Unespar campus Campo Mourão. Trabalha no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí.
Publicado
2016-05-28
Como Citar
Pinheiro, A. C. (2016). As classes sociais em "Cidadão" e "Operários". Revista Urutágua, (33), 139-151. https://doi.org/10.4025/revurut.vi33.30816
Seção
Sociologia