Brasil como nação intervencionista: uma análise macroeconômica sobre a crise de 2015

  • Luan Vinicius Bernadelli UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Resumo

O presente trabalho fundamentou-se em pesquisas teóricas com a finalidade de analisar as possíveis ferramentas utilizadas pelos governos para a execução das políticas de condução econômica. Este estudo possui como finalidade investigar a atual conjuntura econômica brasileira e relacioná-la com os debates acerca do limite de intervenção estatal na economia. Buscou-se analisar as crises anteriormente vivenciadas pelo Brasil e compará-las com a atual crise de 2015. Por meio do índice de correlação de Pearson, verificou-se a correlação dos principais índices econômicos do Brasil com os do mundo e por meio disso foi possível mensurar a sua interligação com o cenário econômico internacional. A análise conjuntural foi pautada em dados extraídos do Fundo Monetário Internacional (FMI) dos anos de 2003 a 2014 com suas estimativas até o ano de 2020, juntamente com ferramentas estatísticas. Por fim, esta pesquisa propôs sugestões de como o Estado deve proceder a fim de conter a crise econômica vigente no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Vinicius Bernadelli, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
Mestrando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Possui experiência de mais de 6 anos no Mercado Financeiro e diversas certificações profissionais bancárias, tais como a de ESPECIALISTA EM INVESTIMENTO expedida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA.
Publicado
2016-05-28
Como Citar
Bernadelli, L. V. (2016). Brasil como nação intervencionista: uma análise macroeconômica sobre a crise de 2015. Revista Urutágua, (33), 27-37. https://doi.org/10.4025/revurut.vi33.30973
Seção
Economia