Virtude e felicidade em Sêneca
Resumo
Viver feliz é o que todos almejam, mas o caminho para a felicidade não parece estar claro para todos. Os ensinamentos de Sêneca nos apontam alguns caminhos, ainda que para o nosso tempo, são caminhos considerados de acesso difícil, pois Sêneca nos diz que, para sermos felizes, devemos dirigir nossos olhares sempre para as virtudes e nunca para o gozo dos prazeres, estes nos escravizam, enquanto aquelas nos libertam. Portanto, o propósito deste texto é refletir, ainda que seja em termos introdutórios, sobre a felicidade em Sêneca que pode ser entendido a partir de uma relação com a virtude; ou seja, para ele, não é possível ser feliz se deixarmos de buscar ou viver nas virtudes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-11-25
Como Citar
Neves Barbosa Vicente, J. J., & Pereira, C. A. (2016). Virtude e felicidade em Sêneca. Revista Urutágua, (34), 44-54. https://doi.org/10.4025/revurut.vi34.32414
Edição
Seção
Filosofia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)