O potencial didático do folclore como ferramenta no ensino de zoologia na educação básica: uma proposta estimuladora

  • Oséias Martins Magalhães Laboratório de Biodiversidade, Entomológica Instituto Oswaldo Cruz,. Av. Brasil, 4365, Pavilhão Mourisco, segundo andar. Manguinhos. CEP: 21040-360 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Luiz Gustavo Vargas Salgado Laboratório de Biologia e Sistemática de Odonata (LABIOSIS), Departamento de Entomologia, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ; Departamento de Biologia e Ciências, Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão II, Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave: Cultura popular, Metodologia, Conhecimento, Insetos

Resumo

O ensino da Zoologia na escola básica é a preocupação do presente trabalho, que enfatiza o diálogo entre o meio científico, empírico e o educacional, seguindo a tendência de implementação de novas ferramentas educacionais que se inicia no Brasil e no mundo. Com Fundamentação teórica à cerca de novas metodologias aplicadas à educação, natureza do conhecimento científico e do conhecimento popular na forma de folclore, desenvolveu-se a proposta deste trabalho, que tem como ideia central propor a utilização de elementos do folclore como instrumento de motivação dos alunos no estudo de um grupo animal. A escolha do grupo animal incidiu nos insetos, devido sua vasta presença no cotidiano do ser humano, além de serem muito presentes no folclore. Para essa finalidade, optou-se por correlacionar temas envoltos com os insetos presente no livro Didático (utilizado na Educação Básica) com histórias do folclore, e em seguida propor a utilização das mesmas seguindo um planejamento de aula elaborado que sugere uma possibilidade na construção de significados na rede de conhecimentos, usando como elemento para motivação a abordagem interdisciplinar entre o saber cientifico e popular.

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Publicado
2016-11-25
Como Citar
Magalhães, O. M., & Salgado, L. G. V. (2016). O potencial didático do folclore como ferramenta no ensino de zoologia na educação básica: uma proposta estimuladora. Revista Urutágua, (34), 12-27. https://doi.org/10.4025/revurut.vi34.33517
Seção
Ensino & Educação