O potencial didático do folclore como ferramenta no ensino de zoologia na educação básica: uma proposta estimuladora
Resumo
O ensino da Zoologia na escola básica é a preocupação do presente trabalho, que enfatiza o diálogo entre o meio científico, empírico e o educacional, seguindo a tendência de implementação de novas ferramentas educacionais que se inicia no Brasil e no mundo. Com Fundamentação teórica à cerca de novas metodologias aplicadas à educação, natureza do conhecimento científico e do conhecimento popular na forma de folclore, desenvolveu-se a proposta deste trabalho, que tem como ideia central propor a utilização de elementos do folclore como instrumento de motivação dos alunos no estudo de um grupo animal. A escolha do grupo animal incidiu nos insetos, devido sua vasta presença no cotidiano do ser humano, além de serem muito presentes no folclore. Para essa finalidade, optou-se por correlacionar temas envoltos com os insetos presente no livro Didático (utilizado na Educação Básica) com histórias do folclore, e em seguida propor a utilização das mesmas seguindo um planejamento de aula elaborado que sugere uma possibilidade na construção de significados na rede de conhecimentos, usando como elemento para motivação a abordagem interdisciplinar entre o saber cientifico e popular.