A eleição de 1989: direita x esquerda.
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir os principais aspectos relacionados à eleição presidencial de 1989. Tendo como fontes a bibliografia pertinente e edições do jornal O Estado de S. Paulo, apresentamos: o perfil político dos principais candidatos e suas propostas eleitorais; o primeiro turno de debates, naufrágio de candidaturas favoritas e ascensão de Collor e Lula; o segundo turno de união da direita para evitar a “ameaça comunista” representada pelo PT, tendo como pano de fundo a consolidação do neoliberalismo no processo de transição à Nova República.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-11-25
Como Citar
Guilherme, C. A. (2016). A eleição de 1989: direita x esquerda. Revista Urutágua, (34), 87-108. https://doi.org/10.4025/revurut.vi34.34133
Edição
Seção
História do Brasil
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)