JORNAL MOVIMENTO: UM ESPAÇO DE REARTICULAÇÃO DAS ESQUERDAS NA TRANSIÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Ditadura militar, Jornal Movimento, Partido.
Resumo
O artigo presente é fruto de análise documental de edições do jornal Movimento (1975-1981). A discussão aqui proposta busca retratar a estrutura e dinâmica desta frente-jornalística e também sua inserção na resistência e luta contra o regime militar no Brasil. Pensamos este semanário como um espaço de articulação de várias organizações da esquerda brasileira. Considerando as notas de Antonio Gramsci sobre jornalismo, operamos segundo o entendimento deste jornal como “partido”, que trazia para a legalidade a luta daquelas organizações de esquerda ainda jogadas na clandestinidade pelo regime.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-05-31
Como Citar
Seves, N. C. (2017). JORNAL MOVIMENTO: UM ESPAÇO DE REARTICULAÇÃO DAS ESQUERDAS NA TRANSIÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA. Revista Urutágua, (35), 18-42. https://doi.org/10.4025/revurut.vi35.34763
Edição
Seção
Ciência Política
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)