Avaliação das políticas públicas de combate à corrupção: uma perspectiva positiva do cenário nacional
Palavras-chave:
, Leis Anticorrupção. Índice de Percepção. Sociedade. Qualidade da democracia.
Resumo
A opinião pública e os meios de comunicação comumente associam a corrupção percebida atualmente à conduta dos atores políticos, os quais seriam mais corruptos que seus antecessores. Contudo, não se pode considerar a informação como verdade absoluta. O presente artigo pretende analisar a avaliação das políticas públicas de combate à corrupção, por meio da ampliação de mecanismos de fiscalização e apuração dos crimes, previstos em leis, e a relação com o índice de percepção dos brasileiros sobre o fenômeno, no período compreendido entre 2007 a 2015, a fim de acreditar a população brasileira de uma melhora na situação do país.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-05
Como Citar
Santiago Gomes da Silva, O. (2019). Avaliação das políticas públicas de combate à corrupção: uma perspectiva positiva do cenário nacional. Revista Urutágua, (37), 1-15. https://doi.org/10.4025/revurut.vi37.36930
Edição
Seção
Ciência Política
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)