Cinema e Ensino de História: em busca de um final feliz
Palavras-chave:
Educação, Ensino de História, Cinema.
Resumo
O Ensino de História na sociedade atual impõe um desafio ao professor, fazendo-o trazer à sala de aula meios que facilitem o processo de aprendizagem dos alunos. Como uma possibilidade de recurso didático, estudaremos a utilização do filme e suas contribuições para o ensino utilizando a bibliografia existente sobre a relação cinema-História, contextualizando-a com vários autores da área educacional que tratam do uso de novas tecnologias na educação. Buscando demonstrar na prática como se deve usar o filme em sala de aula, utilizaremos o longa-metragem animado Anastasia, atentando para os cuidados que o professor deve ter ao empregar esse recurso e fazendo uma análise do conteúdo ideológico presente no filme.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-09-15
Como Citar
do Nascimento, V. L. (2008). Cinema e Ensino de História: em busca de um final feliz. Revista Urutágua, 16(16), 11-19. https://doi.org/10.4025/revurut.v16i16.3695
Edição
Seção
Cinema & História
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)