Cinema e Ensino de História: em busca de um final feliz

  • Vera Lúcia do Nascimento Universidade Cândido Mendes, RJ
Palavras-chave: Educação, Ensino de História, Cinema.

Resumo

O Ensino de História na sociedade atual impõe um desafio ao professor, fazendo-o trazer à sala de aula meios que facilitem o processo de aprendizagem dos alunos. Como uma possibilidade de recurso didático, estudaremos a utilização do filme e suas contribuições para o ensino utilizando a bibliografia existente sobre a relação cinema-História, contextualizando-a com vários autores da área educacional que tratam do uso de novas tecnologias na educação. Buscando demonstrar na prática como se deve usar o filme em sala de aula, utilizaremos o longa-metragem animado Anastasia, atentando para os cuidados que o professor deve ter ao empregar esse recurso e fazendo uma análise do conteúdo ideológico presente no filme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia do Nascimento, Universidade Cândido Mendes, RJ
Licenciada em História pelas Faculdades Integradas de Ciências HUmanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Especialista em Ensino de História e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. http://lattes.cnpq.br/3799103520694723
Publicado
2008-09-15
Como Citar
do Nascimento, V. L. (2008). Cinema e Ensino de História: em busca de um final feliz. Revista Urutágua, 16(16), 11-19. https://doi.org/10.4025/revurut.v16i16.3695
Seção
Cinema & História