Jacques Derrida: comentários à metafísica e (des)concepções
Palavras-chave:
Pós-modernidade. Filosofia francesa. Metafísica. Outro. Discurso
Resumo
O presente artigo tem por objetivo expor concepções do pensamento do filósofo francês Jacques Derrida. Percebeu-se que, com base em uma perspectiva crítica da semântica por meio da diferença, o filósofo apresenta a desconstrução que ocorre dentro da própria metafísica, o que deslegitima o discurso da mesma por meio de uma de-sedimentação que ela mesma realiza em si: ela se desconstrói. Para escrever este artigo foi utilizado o método de revisão bibliográfica envolvendo livros e artigos publicados em periódicos. O trabalho se justifica por apresentar, por exemplo, de forma sintetizada o entender de Derrida a respeito da metafísica, de herança, de Outro (alter) e de justiça, vindo como uma contribuição para a discussão na área.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-05
Como Citar
Bittar Domingues, G., & de Campos Maciel, J. (2019). Jacques Derrida: comentários à metafísica e (des)concepções. Revista Urutágua, (37), 53-73. https://doi.org/10.4025/revurut.vi37.39112
Edição
Seção
Filosofia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)