A Descolonização da Filosofia: um manifesto de resistência, marginalidade e afeto

Palavras-chave: Educação, Política, Aprender, Experiência, Filosofia do ensino de filosofia.

Resumo

Fruto de uma inquietação profunda acerca da prática pedagógica dos professores de filosofia no Brasil e acerca da função que a disciplina filosófica tem assumido nos currículos do ensino médio, esta pesquisa investiga as condições, potencialidades e problemas da filosofia num contexto tecnocrático, competitivo e de vaidades. Um projeto político e de resistência, como o é todo projeto educacional contrário ao conservadorismo e ao medo, antídotos da criatividade. Ao propor um ensino de filosofia que não seja pautado puramente pela razão logocêntrica, perspectiva que se perpetua na história dessa disciplina, questionamos a relevância do ensino de filosofia, à maneira escolástica como o temos conduzido, para a vida dos nossos educandos, como também para a vida do professor. A importância em se propor o ensino de filosofia como experiência filosófica se dá porque esta prática oportuniza a diferença, e sabemos que a diferença é o que produz sentido. Desejamos desmistificar as salas de aula como sendo um ambiente sagrado, incorruptível, esterilizado. Desmistificar o papel do professor como o detentor da verdade. Experimentar, ousar, deformar as unidades, sonhar e assumir a filosofia como possibilidade de criação. Conciliando razão e “desrazão” na criação de um ensino afetivo e repleto de possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Magno Marques de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais; Colégio Santa Amélia.
Mestrando em Educação e Docência (UFMG), graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), atua nas seguintes linhas de pesquisa: Filosofia e Corpo, Filosofia do Ensino de Filosofia e Educação e Resistência. Atualmente, além de ser professor na rede privada de ensino, é integrante do Grupo de Estudos e Ações em Filosofia e Educação (GRUPELHO - FaE/UFMG).
Publicado
2019-03-05
Como Citar
Marques de Abreu, L. M. (2019). A Descolonização da Filosofia: um manifesto de resistência, marginalidade e afeto. Revista Urutágua, (37), 34-52. https://doi.org/10.4025/revurut.vi37.41682
Seção
Ensino & Educação