A Descolonização da Filosofia: um manifesto de resistência, marginalidade e afeto
Palavras-chave:
Educação, Política, Aprender, Experiência, Filosofia do ensino de filosofia.
Resumo
Fruto de uma inquietação profunda acerca da prática pedagógica dos professores de filosofia no Brasil e acerca da função que a disciplina filosófica tem assumido nos currículos do ensino médio, esta pesquisa investiga as condições, potencialidades e problemas da filosofia num contexto tecnocrático, competitivo e de vaidades. Um projeto político e de resistência, como o é todo projeto educacional contrário ao conservadorismo e ao medo, antídotos da criatividade. Ao propor um ensino de filosofia que não seja pautado puramente pela razão logocêntrica, perspectiva que se perpetua na história dessa disciplina, questionamos a relevância do ensino de filosofia, à maneira escolástica como o temos conduzido, para a vida dos nossos educandos, como também para a vida do professor. A importância em se propor o ensino de filosofia como experiência filosófica se dá porque esta prática oportuniza a diferença, e sabemos que a diferença é o que produz sentido. Desejamos desmistificar as salas de aula como sendo um ambiente sagrado, incorruptível, esterilizado. Desmistificar o papel do professor como o detentor da verdade. Experimentar, ousar, deformar as unidades, sonhar e assumir a filosofia como possibilidade de criação. Conciliando razão e “desrazão” na criação de um ensino afetivo e repleto de possibilidades.Downloads
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Publicado
2019-03-05
Como Citar
Marques de Abreu, L. M. (2019). A Descolonização da Filosofia: um manifesto de resistência, marginalidade e afeto. Revista Urutágua, (37), 34-52. https://doi.org/10.4025/revurut.vi37.41682
Edição
Seção
Ensino & Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)