BASTIDORES DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: as teorias e suas repercussões

  • Rodolfo Sanches Doutorando pelo Programa de pós graduação em Ciências Sociais no campus Marília (FFC-Faculdade de Filosofia e Ciências) da Unesp.
Palavras-chave: “socialização do capitalismo”, “Revolução Capitalista”, Neoliberalismo, Chile, “Capitalismo Popular”

Resumo

O presente artigo busca apresentar, e comparar, reflexões que entendemos terem sido pertinentes e impactantes para o conjunto da classe dirigente burguesa. Nossa hipótese é a de que o modelo político-econômico empreendido pela Concertación, em especial nos anos subsequentes à volta da democracia no Chile, apresenta em seus fundamentos estas duas reflexões que procuraremos demonstrar. A "socialização do capitalismo", proposta do filósofo brasileiro Jaguaribe, pode ser expressa nas políticas sociais focalizadas.  Ao passo que a "Revolução Capitalista", dos estadunidenses Adler e Kelso, serviu de fundamento do conhecido "Capitalismo Popular" largamente praticados no Chile de Pinochet e na Inglaterra de Thatcher.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-05
Como Citar
Sanches, R. (2019). BASTIDORES DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: as teorias e suas repercussões. Revista Urutágua, (37), 167-181. https://doi.org/10.4025/revurut.vi37.42596
Seção
Teoria Política