BASTIDORES DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: as teorias e suas repercussões
Palavras-chave:
“socialização do capitalismo”, “Revolução Capitalista”, Neoliberalismo, Chile, “Capitalismo Popular”
Resumo
O presente artigo busca apresentar, e comparar, reflexões que entendemos terem sido pertinentes e impactantes para o conjunto da classe dirigente burguesa. Nossa hipótese é a de que o modelo político-econômico empreendido pela Concertación, em especial nos anos subsequentes à volta da democracia no Chile, apresenta em seus fundamentos estas duas reflexões que procuraremos demonstrar. A "socialização do capitalismo", proposta do filósofo brasileiro Jaguaribe, pode ser expressa nas políticas sociais focalizadas. Ao passo que a "Revolução Capitalista", dos estadunidenses Adler e Kelso, serviu de fundamento do conhecido "Capitalismo Popular" largamente praticados no Chile de Pinochet e na Inglaterra de Thatcher.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-05
Como Citar
Sanches, R. (2019). BASTIDORES DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: as teorias e suas repercussões. Revista Urutágua, (37), 167-181. https://doi.org/10.4025/revurut.vi37.42596
Edição
Seção
Teoria Política
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)