Imprensa e nacionalismo: contexto e influências da cultura política da extrema direita brasileira em jornais, livros e revistas na década de 1930.

  • Jefferson Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Imprensa, intelectuais, nacionalismo, extrema direita

Resumo

O início do século XX no Brasil foi marcado por debates entre intelectuais que buscavam os elementos norteadores para a construção de um projeto de Estado “genuinamente nacional”. Momento de intensa polêmica que foi impulsionada pelo advento do nascente mercado editorial nacional que propagou diferentes propostas políticas, marcadas pelo nacionalismo exacerbado, onde revistas, jornais e livros inauguravam um novo momento de discussão e, onde a imprensa foi o canal polifônico de tendências políticas diversas. O partido de extrema direita Ação Integralista Brasileira (AIB), cuja existência legal perdurou de 1932 a 1938, naquele contexto encontrou um caminho propício para a divulgação de sua ideologia que buscou influência dentro dos temas em debate entre os intelectuais nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor de sociologia da educação do Departamento de Sociologia e Polílica da UFMT, doutorando em ciências sociais pela Unesp e pesquisador do GP Cultura e Política no mundo do Trabalho.
Publicado
2009-08-15
Como Citar
Barbosa, J. R. (2009). Imprensa e nacionalismo: contexto e influências da cultura política da extrema direita brasileira em jornais, livros e revistas na década de 1930. Revista Urutágua, (19), 161-172. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i19.6268