Massacre em Gaza

  • Ramez Philippe Maalouf USP
Palavras-chave: Faixa de Gaza, Israel, Palestina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Jordânia, Fatah, Hamas, OLP, demografia, massacre, sionismo, Guerra Fria, Eixo Sunita, Eixo Xiita

Resumo

O presente texto é uma tentativa de compreensão dos motivos que levaram Israel a massacrar a população da Faixa de Gaza, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. O artigo analisa, dentro de uma perspectiva histórica, o peso da questão demográfica em Israel no litígio palestino. Os árabes, contudo, desempenham um importante papel no assassinato de milhares de palestinos no último ataque de Israel à Faixa de Gaza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramez Philippe Maalouf, USP
Ramez Philippe Maalouf É mestrando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Experiência nas áreas de História e Geografia, com ênfase em Conflitos Árabe-israelenses e Geopolítica. Atua principalmente nos seguintes temas: política externa americana, relações internacionais, guerra da Palestina, estratégias israelenses e guerra civil libanesa.
Publicado
2009-05-12
Como Citar
Maalouf, R. P. (2009). Massacre em Gaza. Revista Urutágua, (18), 111-126. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i18.6516
Seção
Política Internacional