Haiti: identidades e representação
Palavras-chave:
América Latina, representações sociais, discurso, literatura, barbárie.
Resumo
Pensar o Haiti, tendo como parâmetro a literatura produzida sobre seu povo, história e costumes, é pensá-lo sob os estigmas da Revolução Negra, do Vodu Haitiano e da tirania de seus governantes, de Jean-Jaques Dessalines a Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc. São esses os marcos referenciais que, via de regra, pontuam a parca literatura produzida sobre o Haiti, principalmente no Brasil. Sobressai portanto a representação barbaresca de um país e de um povo que, antes de tudo, foi, e continua sendo, um primoroso exemplo do que pôde a “civilização” através, antes de mais nada, do jogo das trocas simbólicas, analisado aqui sob os auspícios dos representações sociais e dos constructos identitários daí resultantes. O Haiti não é fruto da barbárie, é antes, o extremo limite da barbárie civilizatória que deitou, com seu poder de re-apresentar, textual e imagéticamente, as suas armas sob o solo, o povo e a cultura haitiana.Downloads
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Publicado
2010-01-20
Como Citar
Vasconcelos, A. D. (2010). Haiti: identidades e representação. Revista Urutágua, (20), 38-51. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i20.7541
Seção
História
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)