Discurso e poder: processos de coerção, controle e exclusão social

  • Aline Maria dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Palavras-chave: discurso, controle social, interdição, panoptismo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o livro “A ordem do discurso” de Michel Foucault, em específico, no que se refere ao discurso enquanto mecanismo de poder, coerção e controle social. Este livro que apresenta as discussões de Foucault durante uma aula inaugural no Collége de France em 1970 caracteriza-se como um importante referencial teórico para as pesquisas científicas entorno do discurso, sendo, pois, sempre atual. De acordo com Foucault, os discursos nas sociedades são organizados e controlados, funcionando como formas de poder, controle e coerção social. Os indivíduos que não se enquadram no contexto social determinado, por sua vez, sofrem processos de interdição e exclusão, nessa perspectiva, Foucault discute conceitos de verdade e loucura presentes na sociedade. Os discursos se legitimam, são mantidos e reproduzidos por instituições sociais que moldam e controlam os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Aline Maria dos Santos Possui graduação em Letras e Artes-Espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007). Especialização em Leitura, Interpretação e Produção de Texto pela UNIME/FACUL (em fase de conclusão). Atualmente é aluna do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz. É professora da Prefeitura Municipal de Itabuna e analista universitária da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Linguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros discursivos, processos de construção de sentidos e estudos enunciativos da linguagem.
Publicado
2009-09-10
Como Citar
dos Santos, A. M. (2009). Discurso e poder: processos de coerção, controle e exclusão social. Revista Urutágua, (19), 198-200. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i19.7562