Educação e Igualdade: Reflexões sobre a Questão da Inclusão

  • Rafael Bianchi Silva Faculdade Uninorte / Universidade Norte do Paraná
Palavras-chave: Fundamentos de Educação, Psicologia da Educação, Inclusão Escolar.

Resumo

Este artigo discute a questão da inclusão a partir das noções de igualdade e liberdade e sua relação com a educação escolar. Iniciamos debatendo a idéia de que toda educação pressupõe um conceito de formação humana que, na modernidade, toma forma pelas luzes da ciência. Concebe-se a escola como instituição necessária e encarregada por esse processo, sendo o local de expressão da igualdade entre os homens. Ao mesmo tempo, essa escola está embasada na relação conteúdo-método de ensino, considerado padrão entre os alunos, sendo este um mecanismo de adequação do homem à sociedade racional. A escola moderna comprova a contradição do par igualdade-liberdade exemplificada pelas idéias radicais do Marquês de Sade. A tentativa de imposição desses dois elementos na escola, cairia na coisificação/objetivação do homem, eliminando tanto sua individualidade e quanto sua subjetividade. Nesse painel verificamos a incidência da noção da inclusão que implica em uma nova visão de homem, gerando impactos para a estrutura escolar já que impõe uma reflexão da concepção de escola e dos métodos por ela utilizados. Torna-se necessária a problematização da leitura do outro – na relação professor-aluno – e a importância da constituição de novas formas de relação que impliquem no reconhecimento do outro enquanto tal.

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Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Faculdade Uninorte / Universidade Norte do Paraná
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Mestre em Educação pela Uel (2008) e especializacao em Psicanalise pela UCDB (2004) e Adm.Orient.e Supervisao Educacional pela Unopar (2006). Atualmente professor do curso de Pedagogia na Faculdade Uninorte e do curso de Psicologia da Faculdade Pitagoras. Participante do CIPESS - Circulo de Pesquisa em Educacao Sexual e Sexualidade. Tem experiencia na area de Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Geral; Fundamentos Epistemologicos da Psicologia; Fundamentos de Psicanalise; Psicologia da Educacao; Psicologia da Aprendizagem; Fundamentos da Educacao; Educacao e Desenvolvimento Humano; Educacao Sexual; Formacao de Professores.
Publicado
2010-05-17
Como Citar
Silva, R. B. (2010). Educação e Igualdade: Reflexões sobre a Questão da Inclusão. Revista Urutágua, (21), 24-38. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i21.8085