Educação e Igualdade: Reflexões sobre a Questão da Inclusão
Palavras-chave:
Fundamentos de Educação, Psicologia da Educação, Inclusão Escolar.
Resumo
Este artigo discute a questão da inclusão a partir das noções de igualdade e liberdade e sua relação com a educação escolar. Iniciamos debatendo a idéia de que toda educação pressupõe um conceito de formação humana que, na modernidade, toma forma pelas luzes da ciência. Concebe-se a escola como instituição necessária e encarregada por esse processo, sendo o local de expressão da igualdade entre os homens. Ao mesmo tempo, essa escola está embasada na relação conteúdo-método de ensino, considerado padrão entre os alunos, sendo este um mecanismo de adequação do homem à sociedade racional. A escola moderna comprova a contradição do par igualdade-liberdade exemplificada pelas idéias radicais do Marquês de Sade. A tentativa de imposição desses dois elementos na escola, cairia na coisificação/objetivação do homem, eliminando tanto sua individualidade e quanto sua subjetividade. Nesse painel verificamos a incidência da noção da inclusão que implica em uma nova visão de homem, gerando impactos para a estrutura escolar já que impõe uma reflexão da concepção de escola e dos métodos por ela utilizados. Torna-se necessária a problematização da leitura do outro – na relação professor-aluno – e a importância da constituição de novas formas de relação que impliquem no reconhecimento do outro enquanto tal.Downloads
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Publicado
2010-05-17
Como Citar
Silva, R. B. (2010). Educação e Igualdade: Reflexões sobre a Questão da Inclusão. Revista Urutágua, (21), 24-38. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i21.8085
Seção
Educação
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