Entre os Métodos de Ensino e o Planejamento do Espaço Escolar: apontamentos sobre os Grupos Escolares

  • Hugo Sefrian Peinado Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ensino Primário Brasileiro, Metodologia de Ensino, Planejamento Espacial

Resumo

O presente artigo objetiva estabelecer um paralelo entre o planejamento espacial e os métodos de ensino adotados nos grupos escolares – modalidades educacionais instituídas pelos reformadores da instrução pública no início do período republicano brasileiro. Para tanto, realizou-se um breve estudo sobre as escolas unitárias (ou escolas de primeiras letras) do período imperial, objetivando estabelecer comparações entre estas e os Grupos Escolares, tanto no aspecto pedagógico, quanto no arquitetônico, verificando, desse modo, algumas transformações na instrução primária brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Sefrian Peinado, Universidade Estadual de Maringá
Acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá e integrante de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).
Publicado
2010-05-17
Como Citar
Peinado, H. S. (2010). Entre os Métodos de Ensino e o Planejamento do Espaço Escolar: apontamentos sobre os Grupos Escolares. Revista Urutágua, (21), 82-89. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i21.8759
Seção
Históra da Educação