Entre os Métodos de Ensino e o Planejamento do Espaço Escolar: apontamentos sobre os Grupos Escolares
Palavras-chave:
Ensino Primário Brasileiro, Metodologia de Ensino, Planejamento Espacial
Resumo
O presente artigo objetiva estabelecer um paralelo entre o planejamento espacial e os métodos de ensino adotados nos grupos escolares – modalidades educacionais instituídas pelos reformadores da instrução pública no início do período republicano brasileiro. Para tanto, realizou-se um breve estudo sobre as escolas unitárias (ou escolas de primeiras letras) do período imperial, objetivando estabelecer comparações entre estas e os Grupos Escolares, tanto no aspecto pedagógico, quanto no arquitetônico, verificando, desse modo, algumas transformações na instrução primária brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2010-05-17
Como Citar
Peinado, H. S. (2010). Entre os Métodos de Ensino e o Planejamento do Espaço Escolar: apontamentos sobre os Grupos Escolares. Revista Urutágua, (21), 82-89. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i21.8759
Seção
Históra da Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)