Origens e Princípios do Comunismo de Conselhos

  • Lucas Maia Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Conselhos Operários, Crítica da Burocracia, Comunismo de Conselhos

Resumo

O comunismo de Conselhos foi uma perspectiva teórica e política que se desenvolveu a partir da movimentação operária ocorrida na Europa (Rússia, Alemanha, Holanda, Itália etc.) nas duas primeiras décadas do século 20. Este texto busca demonstrar com a maior clareza possível como se desenvolveu esta corrente. Nosso pressuposto é de que as idéias não se desenvolvem por si mesmas, independentemente das relações sociais concretas. Assim, demonstramos na primeira parte como o Comunismo de Conselhos se desenvolve a partir das lutas operárias ocorridas no início do século 20. Em seguida, demonstramos como esta tendência difere radicalmente do bolchevismo, da social-democracia (comunismo de partido) e do sindicalismo. O Comunismo de Conselhos caracterizou-as como burocráticas. Por último apresentamos o que consideramos ser a essência do Comunismo conselhista, seus principais princípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Maia, Universidade Estadual de Goiás
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em Geografia também pela Universidade Federal de Goiás (2008). Atualmente é doutorando do programa de pesquisa e pós-gradução em Geografia da UFG. É professor do Instituto Federal de Goiás - Campus Anápolis.
Publicado
2011-01-25
Como Citar
Maia, L. (2011). Origens e Princípios do Comunismo de Conselhos. Revista Urutágua, (23), 102-116. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i23.9043