Candomblé: razões de sua abordagem em sala de aula

  • Paulo Hipólito Universidade Estadual da Paraíba-UEPB/Campus de Guarabira.
Palavras-chave: Religiões afrobrasileiras, intolerância religiosa, diversidade cultural, educação democrática

Resumo

Este trabalho é resultado de uma breve pesquisa realizada em sala de aula de 9º Ano da EJA no SESC, no município de Guarabira-Pb, no dia 27 de setembro de 2009. Esta pesquisa constatou que as abordagens das religiões afrodescendentes em sala de aula ainda é insuficiente para que se evite o preconceito, a discriminação e a intolerância a estas religiões, o que exclui muitos alunos (as) do ambiente escolar por suas crenças religiosas. Na pretensão de se fazer uma escola democrática e inclusiva se deve levar em conta as religiões afrobrasileiras, para que se quebre estereótipos cristalizados no senso comum que depreciam essas religiões e seus adeptos (as). Abordar o candomblé em sala de aula pode ser um belo ponto de partida para desconstruir velhos conceitos e mostrar a importância das religiões de base africana para a formação do universo cultural, filosófico e religioso brasileiro.

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Biografia do Autor

Paulo Hipólito, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB/Campus de Guarabira.
Graduando em História pela Universidade Estadual da Paraíba.
Publicado
2011-02-09
Como Citar
Hipólito, P. (2011). Candomblé: razões de sua abordagem em sala de aula. Revista Urutágua, (23), 53-60. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i23.9234