Ensino de gramática: ainda um estigma?
Palavras-chave:
Ensino, Gramática, Língua Portuguesa
Resumo
Diante a pesquisa bibliográfica a cerca de estudos da gramática, algumas literaturas mostram que a gramática costuma ser conceituada como “o estudo das normas da língua culta” (Sacconi, 2004, p. 18), e esse é um conceito que é comum a muitos estudantes do Magistério e graduandos do curso de Letras. Mas poderíamos reduzir o estudo da gramática a um simples “estudo das normas”? Ou esse não é o melhor conceito para gramática? Se não é, a quem pertence a tarefa de definir e conceituar gramática? Estaria na mão dos professores de língua portuguesa, ou seria tarefa exclusiva dos literatos? Questões como estas estão presentes durante toda a formação dos estudantes da língua portuguesa. E durante os longos anos de educação formal se torna complicado entender a gramática em sua totalidade se partirmos dessa definição simplificadora. À luz da literatura disponível na área do pensamento e da educação, que juntas auxiliam na compreensão de práticas pedagógicas e dos períodos de desenvolvimento do pensamento infantil, esta pesquisa visa somar resultados e considerações sobre o ensino da língua portuguesa. Para desenvolvê-la, recorremos não só aos conceitos de gramática expostos em livros e em sites da internet, mas também a pensadores da área da pedagogia, da psicologia e da linguagem, como Piaget, Vygotsky e Bakhtin.Downloads
Não há dados estatísticos.

Publicado
2011-08-25
Como Citar
Santos, P. G. (2011). Ensino de gramática: ainda um estigma?. Revista Urutágua, (25), 90-105. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i25.9411
Seção
Ensino & Educação
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)