Fitossociologia do sub-bosque de um trecho de fragmento florestal situado em área de intensa expansão urbana em Camaragibe (PE)

  • Joelmir Marques da Silva
Palavras-chave: Espécies arbóreas e arbustivas, regeneração natural, floresta ombrófila densa de terras baixas.

Resumo

O estudo foi desenvolvido em um fragmento florestal urbano denominado “Mata do Privê”, situado no Município de Camaragibe (PE). O presente trabalho teve como objetivo avaliar a regeneração natural do fragmento florestal, a fim de subsidiar futuras intervenções de recuperação e conservação. Foram implementadas de forma sistemática 20 parcelas de 5 x 5 m (25 m2) e inventariados todos os indivíduos com altura maior ou igual a 1 m e com CAS ≤ 10 cm. A vegetação foi representada por uma biota composta de 284 indivíduos distribuídos em 35 espécies pertencentes a 30 gêneros e 23 famílias botânicas. Do total de espécies amostradas, 32 foram identificadas em nível específico e 3 em nível genérico. As dez espécies mais importantes em temos de valor de importância (VI%) foram: A.guianensis, B. conduru, B. discolor, C. racemosa, E. ovata, I. capitata, O. gardneri, P. giganteum, P. heptaphyllum e T. spruceanum. Em se tratando de quantidade de indivíduos por espécies destacaram-se: E. ovata, T. spruceanum, B. discolor, P. heptaphyllum, B. conduru e P. giganteum. O índice de diversidade de Shannon (H’) e o índice de Equabilidade de Pielou (J’) foram de 2,60 e 0,73 nats.ind-1, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelmir Marques da Silva
Biólogo, Especialista em Educação pela Faculdade Frassinetti do Recife.
Publicado
2010-09-17
Como Citar
Silva, J. M. da. (2010). Fitossociologia do sub-bosque de um trecho de fragmento florestal situado em área de intensa expansão urbana em Camaragibe (PE). Revista Urutágua, (22), 1-13. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i22.9415