Nur na escuridão, de Salim Miguel: um romance visual

  • Ana Cláudia de Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Contemporânea.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as relações entre literatura e cinema no romance Nur na escuridão, de Salim Miguel. Investigaremos como as linguagens visuais, especialmente as do cinema, participam da trama narrativa, dando-lhe mobilidade e visualidade. Pretendemos, assim, destacar a utilização de recursos típicos do cinema – como a montagem, o flashback e o close-up – e suas implicações na narrativa, bem como a posição privilegiada do narrador. ABSTRACT: The aim of this article is to analyze the relationship between literature and cinema in the novel Nur na escuridão, by Salim Miguel. It will be investigated how the visual languages, especially of the cinema, participate in the narrative plot, giving mobility and visuality to it. In this way, the intention is to highlight the use of typical resources of the cinema - such as assembly, flashback and close up – and their implications in the narrative, as well as the privileged position of narrator. KEY WORDS: Literature; Cinema; Visual languages.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda em Estudos Literários - UFSM.
Publicado
2010-09-17
Como Citar
Silva, A. C. de O. da. (2010). Nur na escuridão, de Salim Miguel: um romance visual. Revista Urutágua, (22), 66-74. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i22.9588