Análise de questionáros de satisfação sobre relação médico e paciente
uma revisão bibliográfica
Resumo
Objetivo: o presente artigo é uma revisão bibliográfica, cuja finalidade é analisar pesquisas
direcionadas a avaliação quantitativa e qualitativa da percepção dos usuários de saúde, no que se
refere à relação médico-paciente. Além disso, foi desenvolvido um questionário, com base neste
estudo, na possibilidade de futuramente aplicá-lo no Hospital Universitário Regional de Maringá.
Método: pesquisa bibliográfica, em que foram analisados artigos científicos com a temática relação
médico-paciente e enfoque na avaliação de satisfação do usuário. Os documentos utilizados para este
artigo foram encontrados nos seguintes sites de busca de dados: Google Acadêmico, LILACS
SciELO, MEDLINE e PubMed. Resultados: apesar de ser considerada como indispensável para maior
adesão e melhores resultados terapêuticos, a relação médico-paciente ainda é cercada de falta de
empatia e de interesse do profissional frente aos aspectos psicossociais dos pacientes. Conclusão:
frente aos resultados encontrados neste trabalho, e tendo conhecimento da relevância dos
questionários de satisfação na construção de uma saúde mais eficiente e humanizada, foi proposto,
como resultado final desse artigo, um modelo de questionário a ser aplicado no Hospital Universitário
Regional de Maringá, que busca mensurar a qualidade da relação médico-paciente neste hospitalescola
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