Perspectiva do transtorno do espectro autista nos últimos anos da graduação de cursos da área da saúde em uma universidade estadual

  • Milena Babugia Pinto Universidade Estadual de Maringá
  • Kamilly Vitória de Siqueira Universidade Estadual de Maringá
  • Vinicius Takeshi Ebihara Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Nos últimos períodos, houve um aumento progressivo de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo que as primeiras prevalências da condição denotam uma relação de 4,5 a 5 casos para 10.000 indivíduos¹, enquanto as atuais constatam 1 para cada 44². Mesmo com este aumento evidente, constatou-se que o ensino sobre o tema na graduação de enfermagem ainda é abordado de forma superficial, revelando a necessidade de maior análise sobre a metodologia de ensino³.

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Referências

1- Medina CG, Berdichevski EH, Wüst EE, Gomes P. Uma análise sobre o aumento da prevalência do Transtorno do Espectro Autista em crianças. Braz. J. Hea. Rev. [Internet]. 2024 Jan. 2 [citado 2024 Ago. 12]; 7(1):30-4. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66033.
2- Maenner MJ, Shaw KA, Bakian AV, Bilder DA, Durkin MS, Esler A et al. Prevalence and characteristics of autism spectrum disorder among children aged 8 years — autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2018. MMWR Surveill Summ. [Internet] 2021 Dec [citado 2024 Ago. 12];70 (11):1–16. Avaible from: 10.15585/mmwr.ss7011a1.
3- Campos TF, Braga RGN, Moura LN, Queiroz ERB de, Guedes TAL, Almeida LHA de. Análise da importância da qualificação dos profissionais de saúde para o manejo do Transtorno de Espectro Autista (TEA). Research, Society and Development. [Internet] 2021 [citado 2024 Ago. 12];10(6):e32910615667. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15667.
Publicado
2025-05-14
Como Citar
Pinto, M. B., Siqueira, K. V. de, & Ebihara, V. T. (2025). Perspectiva do transtorno do espectro autista nos últimos anos da graduação de cursos da área da saúde em uma universidade estadual. Journal of Interprofessional Health Education, 2(1). https://doi.org/10.4025/jinterprofhealtheduc.v2i1.76814