O uso da aromaterapia como tratamento coadjuvante no controle da ansiedade
Resumo
As práticas integrativas complementares (PICs) consistem em um grupo de abordagens terapêuticas, que tem por intuito complementar o manejo terapêutico de várias doenças. Elas fazem parte das práticas de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa. Uma dessas práticas é a aromaterapia, que consiste na utilização de diversos concentrados voláteis, conhecidos como óleos essenciais, os quais possuem uma origem vegetal e podendo ser absorvidas por meio das vias áreas, por uso tópico ou ingestão. Uma das patologias que essa técnica tem se mostrado promissora no tratamento é a ansiedade, em que, a partir da propagação olfatória estimulada pelos óleos essenciais, há a geração de impulsos nervosos que se conectam com áreas de Sistema Nervoso Central, as quais estão envolvidas com a fisiopatologia da ansiedade.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.