Perfil epidemiológico da violência contra crianças e adolescentes no estado do Paraná entre 2015-2023
Resumo
Dados da Organização Mundial de Saúde apontam a violência contra crianças e adolescentes como um grande problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Estima-se que uma em cada duas crianças, de 2 a 17 anos, está sujeita a alguma forma de violência anualmente. No Brasil, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta 102.614 registros criminais de violência não letal contra essa população em 2022. A Atenção Primária à Saúde e o Médico de Família e Comunidade (MFC) — linha de frente dos cuidados em saúde — têm uma posição significativa neste contexto.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.