Apresentação e descrição de planejamento didático em neuroanatomia humana a partir de uma abordagem digital de gamificação um relato de experiência na formação continuada em educação
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Resumo
O artigo propõe um plano de ensino gamificado para a disciplina de neuroanatomia humana teórica, voltado a estudantes de graduação em ciências da saúde. Seu objetivo principal é reduzir a neurofobia, conhecida como o medo ou a aversão ao aprendizado desse neurociências, e elevar o engajamento dos alunos por meio de estratégias lúdicas e interativas. Desenvolvido no âmbito de um curso de formação continuada, o método baseia-se em um relato de experiência qualitativo, sustentado por uma revisão bibliográfica e pela análise documental de ferramentas digitais, como Kahoot!, Anatomy Learning e Google Classroom. O plano estrutura-se em cinco módulos temáticos, cada qual integrando jogos interativos, sistemas de pontuação e avaliações formativas dinâmicas. Essas atividades foram planejadas para promover uma aprendizagem progressiva e dinâmica, que estimula a autonomia e a motivação dos estudantes. Os resultados destacam o uso de plataformas digitais para facilitar a visualização tridimensional de estruturas neuroanatômicas e criar um ambiente de aprendizado ao mesmo tempo interativo e inovador. Na discussão, reconhece-se a relevância do planejamento didático como etapa formativa para os professores envolvidos na atividade, embora o plano ainda não tenha sido implementado em sala de aula, o que limita sua validação empírica. Conclui-se que o modelo apresenta uma base conceitual de relevo para inovar o ensino de neuroanatomia, mas sua eficácia depende de aplicações futuras. Além disso, o uso de versões gratuitas das ferramentas digitais pode restringir o potencial pleno da gamificação proposta.
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