Apresentação e descrição de planejamento didático em neuroanatomia humana a partir de uma abordagem digital de gamificação um relato de experiência na formação continuada em educação

Main Article Content

Fábio Luiz Nunes

Resumo

O artigo propõe um plano de ensino gamificado para a disciplina de neuroanatomia humana teórica, voltado a estudantes de graduação em ciências da saúde. Seu objetivo principal é reduzir a neurofobia, conhecida como o medo ou a aversão ao aprendizado desse neurociências, e elevar o engajamento dos alunos por meio de estratégias lúdicas e interativas. Desenvolvido no âmbito de um curso de formação continuada, o método baseia-se em um relato de experiência qualitativo, sustentado por uma revisão bibliográfica e pela análise documental de ferramentas digitais, como Kahoot!, Anatomy Learning e Google Classroom. O plano estrutura-se em cinco módulos temáticos, cada qual integrando jogos interativos, sistemas de pontuação e avaliações formativas dinâmicas. Essas atividades foram planejadas para promover uma aprendizagem progressiva e dinâmica, que estimula a autonomia e a motivação dos estudantes. Os resultados destacam o uso de plataformas digitais para facilitar a visualização tridimensional de estruturas neuroanatômicas e criar um ambiente de aprendizado ao mesmo tempo interativo e inovador. Na discussão, reconhece-se a relevância do planejamento didático como etapa formativa para os professores envolvidos na atividade, embora o plano ainda não tenha sido implementado em sala de aula, o que limita sua validação empírica. Conclui-se que o modelo apresenta uma base conceitual de relevo para inovar o ensino de neuroanatomia, mas sua eficácia depende de aplicações futuras. Além disso, o uso de versões gratuitas das ferramentas digitais pode restringir o potencial pleno da gamificação proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Nunes, F. L. (2025). Apresentação e descrição de planejamento didático em neuroanatomia humana a partir de uma abordagem digital de gamificação. Journal of Interprofessional Health Education, 2(1). https://doi.org/10.4025/jinterprofhealtheduc.v2i1.77564
Seção
Relato Experiência
Biografia do Autor

Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre e doutorando em Estudos Linguísticos pela UFMG. Especialista em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela UFVJM, e em Retórica e Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Araraquara. Psicólogo pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Currículo: http://lattes.cnpq.br/3054450943770058. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0784-1921. E-mail: fabio.nunes.fln@cefetmg.br.