https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/issue/feed Notandum 2025-06-03T15:10:34+00:00 Rafael Henrique Santin (Editor) rev.notandum@uem.br Open Journal Systems <p>A&nbsp;<em>Notandum</em> foi criada em 1998 pelo Centro de Estudos Medievais - Oriente &amp; Ocidente (CEMOrOc), do EDF - Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Feusp. Em 2019, a&nbsp;<em>Notandum</em> passou a ser hospedada no portal de periódicos da Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM). A Revista publica trabalhos originais de temáticas vinculadas a Educação alinhados a dois eixos centrais: Fundamentos da Educação e Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem. A Revista também publica artigos de temáticas vinculadas às Ciências Humanas e Sociais e às Letras e Linguística na seção de Artigos, bem como traduções de textos e documentos que possam servir de fonte para os estudos nessas áreas em uma seção de Traduções. A missão da Revista é promover a difusão do conhecimento científico sobre a educação; viabilizar o acesso público à pesquisa sobre educação; oportunizar um espaço plural de debates sobre a formação humana.</p> https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/75879 POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2025-06-03T15:10:34+00:00 Elisete Poncio Aires elisete.aires@ifpr.edu.br Luciane Schulz luciane.sfonseca@ifpr.edu.br <p>Este artigo descreve e contextualiza o processo de implantação da Educação de Jovens e Adultos no Campus Campo Largo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). A partir de uma pesquisa exploratória e método de abordagem qualitativa, o texto ressalta o papel e a importância dos Institutos Federais (IFs), como protagonistas na política pública de educação básica e detalha o processo de criação do Curso Técnico em Administração – modalidade EJA/EPT. Esse detalhamento compreende a definição do curso, os desafios pedagógicos para a construção de seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), especialmente em relação à integração dos componentes curriculares, solucionado mediante a inserção do componente Prática Profissional Articulada (PPA). Detalha, ainda, as características específicas do currículo, além de compartilhar dificuldades enfrentadas para formar turmas novas e &nbsp;iniciativas adotadas pela gestão de ensino para a divulgação do curso e o angariamento de novos estudantes, além da reintegração daquelas que evadem ao longo da trajetória. Para além das dificuldades administrativas e pedagógicas enfrentadas, do número reduzido de estudantes que concluem o curso, entende-se que o campus está cumprindo seu papel na oferta da EJA/EPT e contribuindo para que seus egressos tornem-se homens e mulheres transformados e transformadores.</p> 2025-06-03T15:09:47+00:00 Copyright (c) 2025 Notandum