https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/issue/feedNotandum2025-11-19T21:03:08+00:00Rafael Henrique Santin (Editor)rev.notandum@uem.brOpen Journal Systems<p>A <em>Notandum</em> foi criada em 1998 pelo Centro de Estudos Medievais - Oriente & Ocidente (CEMOrOc), do EDF - Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Feusp. Em 2019, a <em>Notandum</em> passou a ser hospedada no portal de periódicos da Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM). A Revista publica trabalhos originais de temáticas vinculadas a Educação alinhados a dois eixos centrais: Fundamentos da Educação e Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem. A Revista também publica artigos de temáticas vinculadas às Ciências Humanas e Sociais e às Letras e Linguística na seção de Artigos, bem como traduções de textos e documentos que possam servir de fonte para os estudos nessas áreas em uma seção de Traduções. A missão da Revista é promover a difusão do conhecimento científico sobre a educação; viabilizar o acesso público à pesquisa sobre educação; oportunizar um espaço plural de debates sobre a formação humana.</p>https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/78519ARQUITETURA DO PECADO2025-11-08T00:40:34+00:00Guilherme Costa Silvaguilherme.costa@discente.ufg.brGustavo Marques da Conceiçãogustavo.marques@discente.ufg.brIsabela Lima Mendonçaisabela23456@discente.ufg.brDavi Seabra Dornellasdavi_seabra@discente.ufg.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo parte de duas perguntas fundamentais: (I) Seria possível identificar, na obra </span><em><span style="font-weight: 400;">Os sete pecados capitais</span></em><span style="font-weight: 400;">, uma intenção pedagógica e religiosa? (II) Em que medida a concepção tomista do vício difere daquela proposta por Santo Agostinho? Sustenta-se que Tomás de Aquino organiza uma doutrina moral orientada pela razão prática, distinguindo-se do modelo agostiniano ao compreender o pecado não como mero desvio amoroso, mas como desequilíbrio em relação à justa medida. Para sustentar tal argumento, recorremos a excertos das obras</span><em><span style="font-weight: 400;"> De malo</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">Summa Theologica</span></em><span style="font-weight: 400;">, reunidos na coletânea traduzida por Luiz Jean Lauand, nas quais os sete pecados capitais são apresentados como vícios geradores de outros, segundo uma lógica “hierárquica”. A investigação é alicerçada, ainda, em elementos da vida de Tomás de Aquino, cuja trajetória intelectual e inserção no contexto escolástico do século XIII foram determinantes para a fundamentação de sua arquitetura moral. Explicita-se, por fim, a sistematização desses vícios como princípio de uma teologia prática voltada à formação da consciência e ao exercício pastoral, reafirmando a autoridade eclesiástica sobre a moralidade em tempos de transformação social e religiosa.</span></p>2025-11-08T00:36:01+00:00Copyright (c) 2025 Notandumhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/79056ORDENAMIENTO ANGÉLICO, DEMONÍACO, ECLESIÁSTICO Y LAICO EN EGIDIO ROMANO2025-11-12T14:34:45+00:00Cecilia Deviacecidevia@yahoo.com.ar<p>El máximo referente medieval en angelología, el Pseudo Dionisio Areopagita (fines siglo V, comienzos del VI), al exponer su jerarquía angélica despliega tres tríadas compuestas cada una por tres órdenes, que pasan de lo superior a lo inferior, siempre por una instancia intermedia. Anclado en este modelo, Egidio Romano presenta en su tratado <em>De eccesiastica potestate</em> (1301) los que identificamos como cuatro ordenamientos: el angélico, el demoníaco, el eclesiástico y el laico. Enmarcaremos el análisis e interpretación de algunos pasajes de esta fuente en la disputa entre Bonifacio VIII y Felipe el Hermoso de Francia, teniendo presente la especial incidencia de nuestro autor en la misma, siendo reconocido con este tratado como el gran teórico de la <em>plenitudo potestate papal.</em></p>2025-11-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Notandumhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/79281O ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA POR MEIO DO CINEMA2025-11-13T23:37:42+00:00Abner Nogueiraabner.nogueira@unesp.br<p>O cinema possui importante função na cultura histórica por sua característica estética em recepcionar o passado e gerar significado para um grande público, influenciando a concepção de história de uma extensa parcela da sociedade. Assim, pretende-se levantar considerações iniciais teóricas e metodológicas para a futura análise e como exemplo para análise histórica de filmes, no caso com a recepção da mitologia grega nos filmes <em>Tróia</em> (2004) e <em>Hércules</em> (2014). Para tanto, propõe-se o uso da metodologia proposta por Deleuze, a partir de Nietzsche, com os conceitos de história monumental, história antiquária e história ética-crítica e suas respectivas funções em conjugar elementos cinematográficos, construindo significados sobre o passado e o presente através de narrativas históricas fílmicas. Compreendendo que o cinema faz parte da cultura histórica, iremos defini-la e aproximá-la com o Ensino de História pela ótica da Didática da História e da Educação Histórica. Inserindo os filmes em seus devidos contextos da indústria cinematográfica pelo cinema épico, os <em>blockbuster high concept</em>, o peplum e pelo contexto histórico das produções aproximando com a discussão historiográfica existente. Desse modo, pretende-se dar balizas para a análise histórica de filmes para novas produções acadêmicas e didáticas.</p>2025-11-13T23:37:40+00:00Copyright (c) 2025 Notandumhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/75879POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA2025-06-03T15:10:34+00:00Elisete Poncio Aireselisete.aires@ifpr.edu.brLuciane Schulzluciane.sfonseca@ifpr.edu.br<p>Este artigo descreve e contextualiza o processo de implantação da Educação de Jovens e Adultos no Campus Campo Largo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). A partir de uma pesquisa exploratória e método de abordagem qualitativa, o texto ressalta o papel e a importância dos Institutos Federais (IFs), como protagonistas na política pública de educação básica e detalha o processo de criação do Curso Técnico em Administração – modalidade EJA/EPT. Esse detalhamento compreende a definição do curso, os desafios pedagógicos para a construção de seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), especialmente em relação à integração dos componentes curriculares, solucionado mediante a inserção do componente Prática Profissional Articulada (PPA). Detalha, ainda, as características específicas do currículo, além de compartilhar dificuldades enfrentadas para formar turmas novas e iniciativas adotadas pela gestão de ensino para a divulgação do curso e o angariamento de novos estudantes, além da reintegração daquelas que evadem ao longo da trajetória. Para além das dificuldades administrativas e pedagógicas enfrentadas, do número reduzido de estudantes que concluem o curso, entende-se que o campus está cumprindo seu papel na oferta da EJA/EPT e contribuindo para que seus egressos tornem-se homens e mulheres transformados e transformadores.</p>2025-06-03T15:09:47+00:00Copyright (c) 2025 Notandumhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/75956INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM2025-11-06T11:37:17+00:00Simone Aparecida dos Santospg55560@uem.brVânia Rodrigues Nicolauvania_vrn@hotmail.comKarina Luciane Silva Deolindokarina_deolindo@hotmail.comLuciane Guimarães Batistella Bianchinilgbbianchini@uem.br<p>Até o século XVII, não existia uma concepção definida de infância, tampouco iniciativas voltadas especificamente para essa fase da vida. Essa ausência de reconhecimento perdurou na sociedade até o final do século XVIII. Durante esse período, a criança era concebida como um adulto em miniatura, desprovida de consideração quanto às suas especificidades físicas, emocionais e cognitivas. Foi apenas no fim do século XVIII, que surgiram os primeiros movimentos em direção à distinção entre adultos e crianças, especialmente por meio da escolarização. Nesse contexto de transformações sociais e culturais, a concepção de infância foi consolidada e valorizada como uma etapa singular do desenvolvimento humano. Hoje, essa fase, reconhecida como decisiva para o desenvolvimento e caracterizada pela elevada plasticidade neural, compreende que as experiências vivenciadas nesse momento constituem a base para a construção do conhecimento e o aprimoramento das capacidades cognitivas que influenciarão a vida adulta. Alinhado a essa visão, o presente artigo analisa o papel da infância como uma etapa basilar para a aquisição de conhecimentos, a constituição do sujeito e a preparação para o convívio social.</p>2025-11-06T00:32:51+00:00Copyright (c) 2025 Notandumhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/78118APORTES CHILENOS A LA EDUCACIÓN ESPECIAL LATINOAMERICANA2025-11-12T22:42:19+00:00Jaime Caiceo Escuderojcaiceo@hotmail.comSolange Franci Raimundo Yaegashisfryaegashi@uem.br<p>Los educadores chilenos Luis Bravo y Mabel Condemarín son vastamente conocidos, tanto en su país natal, Chile, como a nivel Latinoamericano por su trabajo investigativo y educativo a nivel de la educación especial o diferencial. En efecto, el Dr. Bravo inició sus investigaciones sobre los trastornos específicos del aprendizaje en el Hospital Roberto del Río de Santiago en los años sesenta del siglo pasado y, al mismo tiempo, con los resultados obtenidos propuso la creación de un postítulo en educación diferencial en la Facultad de Educación de la Universidad Católica y, posteriormente, un Magíster en la misma especialidad; sus publicaciones se extendieron por todo el país y en países latinoamericanos. Mabel Condemarín se integró a trabajar en el equipo del Dr. Bravo en la misma universidad en 1972, participando en investigaciones, docencia y publicaciones; su centro de interés se volcó a crear métodos de enseñanza de la lectura y escribiendo cuentos en la misma línea para los más pequeños. Esta inquietud la llevó a integrarse al Ministerio de Educación en 1990 en donde participó en diversos programas y produciendo materiales educativos para profesores y alumnos y apoyando las políticas públicas desde el Departamento de Currículo y Evaluación. Todo su quehacer la hizo acreedora al Premio Nacional de Ciencias de la Educación otorgado por el estado en el 2003. Esta investigación es un estudio de paradigma cualitativo con episteme fenomenológica y hermenéutica y corresponde a una investigación de carácter histórico recurriendo a fuentes primarias (entrevistas) y secundarias (textos y artículos).</p>2025-11-12T22:42:16+00:00Copyright (c) 2025 Notandumhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/76544VER PARA TEMER2025-11-08T12:58:15+00:00Meire Aperecida Lóde Nunesmeire.lode@gmail.edu.brRenan Aparecido Pires de Andradeandraderenan809@gmail.comVerusca Vanilza de Oliveiraenzobiel17081@outlook.comMaria Lavínia da Silvaoliveiravoner@gmail.com<p>O corpo, na contemporaneidade, permanece marcado por diversos tabus, observáveis inclusive nas práticas escolares, como nas aulas de Educação Física. Esses tabus, compreendidos como proibições de origem sagrada, têm raízes históricas que remontam à Idade Média, período cuja moralidade influenciou profundamente a constituição das mentalidades modernas. Na Baixa Idade Média, a pedagogia do medo foi amplamente utilizada como mecanismo de controle dos corpos, especialmente por meio da ameaça da danação eterna. Este estudo, de natureza bibliográfica, tem como objetivo analisar como os tabus corporais se articulam visualmente com essa pedagogia, compreendendo a pintura como artefato visual que atuava na formação e normatização dos corpos medievais. A análise se fundamenta na obra <em>História do pecado e do medo</em>, de Jean Delumeau, e se insere no campo da História das Mentalidades. A partir da metodologia iconográfica panofskyana, é realizada a análise do afresco <em>Juízo Final</em>, de Giotto di Bondone. Conclui-se que tais representações atuavam como dispositivos pedagógicos, contribuindo para a interiorização de normas sociais e de controle corporal cujos reflexos ainda são identificáveis na sociedade contemporânea.</p>2025-11-08T12:58:12+00:00Copyright (c) 2025 Notandumhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/76606LA CASTRACIÓN DEL CUERPO COMO CASTIGO DEL PECADO2025-11-19T21:03:08+00:00Julián Andrés Escobar Gómezjulian.escobarg@udea.edu.co<p>Uno de los filósofos más populares de la Edad Media es Pedro Abelardo y su libro más célebre es llamado “historia Calamitatum” o “historia de mis desventuras” dónde él expresa su autobiografía. En este libro [una carta escrita para uno de sus amigos], el autor escribe acerca del amor, la persecución, sus profesores, entre otros temas interesantes. En el presente artículo, voy a tomar y exponer uno de estos: la corporalidad. Es sabido que Abelardo fue castrado por Fulberto, el tío de Eloísa, y sus compañeros porque consideró que Abelardo ofendió a Eloísa. Es sabido también que Abelardo y Eloísa se enamoraron y tuvieron un hijo llamado Astrolabio sin haberse casado y esto pudo haber sido una ofensa para la sociedad del siglo XII. En este artículo me enfocaré en la castración de Abelardo y su significado o relación con la corporalidad.</p>2025-11-19T21:03:05+00:00Copyright (c) 2025 Notandum