Revista Brasileira de História da Educação https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe <p>A <strong>Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)</strong> é a publicação oficial da <a href="http://www.sbhe.org.br/">Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE</a>). A política editorial segue a comunicação de pesquisa no <em>modus operandi</em> de Ciência Aberta e circula nos meios acadêmicos nacional e internacional desde 2001. O periódico adota a publicação contínua de artigos inéditos resultantes de pesquisas que abordem temas associados à história e à historiografia da educação. A RBHE tem como objetivos a ampla circulação do conhecimento e a promoção da discussão sobre os diferentes problemas que permeiam o campo de pesquisa e ensino da história da educação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e plural em termos teóricos e metodológicos. O periódico publica, também, dossiês, resenhas e entrevistas com personalidades de destaque nacional e internacional. A RBHE está indexada no SciELO.</p> pt-BR <p>Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. 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Makarenko (1888-1939) na década de 1920 na Rússia, especificamente na Colônia Gorki. Através de uma revisão bibliográfica que situa o autor em seu tempo histórico, buscamos apresentar aqui novas interpretações sobre o tema. O pedagogo ucraniano é conhecido no meio acadêmico, principalmente, pelo desenvolvimento de uma educação pelo e para o coletivo. Porém, ainda se faz necessário analisar melhor as estratégias pedagógicas que deram suporte para essa construção coletiva, como os conceitos de perspectiva e dimensão pedagógica da economia, desenvolvidos pelo autor soviético.</p> Angela Mara de Barros Lara, Cezar Ricardo de Freitas (Autor) Copyright (c) 2024 Angela Mara de Barros Lara, Cezar Ricardo de Freitas (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71384 Wed, 02 Oct 2024 02:29:30 +0000 Os clubes negros como espaços educadores https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72088 <p>O artigo analisa a experiência histórica dos chamados clubes negros como espaços educadores. A partir do estudo da trajetória de uma escola isolada, mista, multisseriada e subvencionada pelo Estado de Minas Gerais, que funcionou entre os anos de 1935 e 1937, criada no interior do Clube 28 de Setembro, na cidade de Pouso Alegre, identifica-se a organização das suas estratégias de escolarização formal, as práticas escolares e a conformação de uma cultura escolar. Discute-se, ainda, os sentidos que a sua comunidade deu aos projetos de ampliação da ideia hegemônica de escola e da escolarização do social e aos processos de definição e extensão dos direitos de cidadania através do acesso à escolarização formal, estruturados pelo Estado. Recorrendo ao diálogo com o arcabouço teórico da história da educação da população negra e com um variado conjunto de fontes, como documentos do poder executivo e legislativo (leis, pareceres, atas), relatórios de inspeção escolar, imprensa e os registros produzidos pelo próprio Clube 28 de Setembro (atas, estatuto e regimento interno), foi possível reconhecer quais formas de contestação racial deram sentido e configuração à forma e cultura escolares dos projetos político-educativos elaborados no âmbito do associativismo negro, na primeira metade do século XX.</p> Jonatas Roque Ribeiro (Autor) Copyright (c) 2024 Jonatas Roque Ribeiro (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72088 Wed, 02 Oct 2024 02:30:39 +0000 Instruindo-se para e pelo divertimento https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71019 <p>O presente artigo tem por objetivo analisar as experiências instrutivas formuladas por meio das corridas de cavalos em Curitiba entre os anos de 1873 (momento que um hipódromo é construído) e 1897 (ano em que um novo prado de corridas passa a ser arquitetado). O intuito em específico é investigar os discursos que se apresentaram ao redor dessa dinâmica – sobretudo aqueles relacionados aos posicionamentos que apresentaram indicações da necessidade de adoção de certos comportamentos. Como fontes, foram utilizados jornais publicados na cidade no período em tela. Em termos de conclusão, foi possível considerar que as corridas de cavalos apresentavam instruções de dupla ordem: a prescrição e aquisição de determinadas atitudes e a exigência e fiscalização do aprendizado desses gestos.</p> Leonardo do Gomes, Wanderley Marchi Júnior (Autor) Copyright (c) 2024 Leonardo do Gomes, Wanderley Marchi Júnior (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71019 Wed, 02 Oct 2024 02:32:38 +0000 Clientelismo na instrução pública de Minas Gerais na segunda metade do século XIX https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71677 <p>Inscrito no âmbito da História da Educação, neste artigo, discute-se o modo como a instrução pública se fez presente no contexto das redes clientelares ou de patronagem política do vice-presidente da província, Manuel Teixeira de Sousa, em Ouro Preto. Em diálogo com a História Política, e ancorado nos aportes da História Social das Elites, analisam-se as cartas enviadas ao político, no ano de 1860 e 1861, disponíveis no acervo da Casa do Pilar, em Ouro Preto. Os dados evidenciam que decisões do campo da instrução pública e da educação também sustentaram moralmente práticas clientelares que ligavam grupos políticos, amigos e correligionários que buscavam obter privilégios, considerações, benefícios pessoais para si ou para outrem.</p> Vera Lúcia Nogueira (Autor) Copyright (c) 2024 Vera Lúcia Nogueira (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71677 Wed, 02 Oct 2024 02:33:47 +0000 Colhendo frutos, consolidando o modelo https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71317 <p>Os Aprendizados Agrícolas foram criados a partir do Decreto nº 8.319, de 1910, com o objetivo de formação elementar agrícola. Tais instituições tiveram até o ano de 1934 a concorrência de um outro modelo de ensino agrícola elementar, os Patronatos Agrícolas. Neste artigo, utilizando-me de leis, decretos, regulamentos e relatórios ministeriais, apresento uma reflexão sobre a reforma do ensino agrícola ocorrida em 1934, a qual criou um órgão específico dentro do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC) para gerenciar o ensino agrícola, a Diretoria de Ensino Agrícola (DEA). Esta reforma demonstrou uma mudança no pensamento dos que confeccionavam as leis, havendo uma retomada do modelo de Aprendizados, consolidando-o.</p> Marco Arlindo Amorim Melo Nery (Autor) Copyright (c) 2024 Marco Arlindo Amorim Melo Nery (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71317 Wed, 02 Oct 2024 00:00:00 +0000 “O começo, o meio e o começo” https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71137 <p>Este artigo propõe debater aspectos de uma pesquisa interinstitucional, que resultou na produção do <em>Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX)</em>, publicado em 2023 pela Editora Cegraf UFG. Objetivamos problematizar o uso da biografia na História da Educação, debatendo os caminhos metodológicos percorridos na constituição dos verbetes biográficos registrados nessa obra. Ao socializar os percursos para o desenvolvimento do<em> Dicionário</em>, apresentamos dados que explicitam os resultados e as lacunas da pesquisa, pretendendo garantir a divulgação das trajetórias de um projeto extenso, com as dificuldades próprias de uma produção que envolveu oitenta pesquisadoras(es) de várias regiões do Brasil e de Portugal.</p> Diane Valdez, Claudia Panizzolo, Ana Raquel Costa Dias, Juliano Guerra Rocha (Autor) Copyright (c) 2024 Diane Valdez, Claudia Panizzolo, Ana Raquel Costa Dias, Juliano Guerra Rocha (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71137 Wed, 02 Oct 2024 02:36:07 +0000 A revista Infância Excepcional (1933-1979) https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72202 <p>Este artigo analisa os discursos produzidos pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais sobre o financiamento do ensino especial, os estudantes ‘excepcionais’ e as suas famílias. Tais discursos foram publicados entre os anos de 1933 e 1979 por meio da revista <em>Infância Excepcional: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional.</em> Para tanto, foi realizada análise qualitativa das doze revistas da coleção, bem como dos outros documentos primários, como cartas e cadernos de anotação de Helena Antipoff. A análise foi desenvolvida a partir da categorização dos documentos e de sua contextualização ao período pesquisado, com uma abordagem teórico-metodológica do relativismo histórico que considera a influência do ambiente histórico e social na seleção e interpretação dos fatos.</p> Esther Augusta Nunes Barbosa, Adriana Araújo Pereira Borges (Autor) Copyright (c) 2024 Esther Augusta Nunes Barbosa, Adriana Araújo Pereira Borges (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72202 Sun, 06 Oct 2024 17:46:25 +0000 As preceptoras na educação oitocentista https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72611 <p>O artigo objetiva compreender a educação brasileira oitocentista nas trinta e sete cartas escritas pela preceptora da educação Ina von Binzer durante sua estada no Brasil, entre os anos 1881 e 1883. Atentos à metodologia da história cultural, destacamos, com base em Chartier (1994), que o historiador tem por tarefa oferecer um conhecimento apropriado, controlado sobre personagens, mentalidades e preços, sempre vigilante com seu objeto, uma vez que sua pesquisa poderá possibilitar respostas às inquisições futuras. As cartas de Ina von Binzer nos permitem concluir que, no período em questão, houve pouco investimento na construção e expansão de escolas públicas aos brasileiros. Em vez disso, houve a propagação de uma instrução particular especifica para meninos e outra para meninas, além de um não reconhecimento do direito à educação para pessoas não brancas. Assim, emerge a dualidade educacional que marca a história da educação brasileira</p> Alcione Nawroski, Ana Paula Oliveira da Encarnação (Autor) Copyright (c) 2024 Alcione Nawroski, Ana Paula Oliveira da Encarnação (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72611 Thu, 10 Oct 2024 19:02:28 +0000 Instrução pública primária para negros e pobres no noroeste de Minas Gerais no início do século XX https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71919 <p class="RESUMO" style="margin: 0cm 0cm 3.0pt 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt;">O artigo problematiza a distribuição territorial e as condições das escolas públicas primárias do noroeste de Minas Gerais, nas décadas iniciais da República brasileira. Utilizamos o recorte teórico metodológico proposto por Veiga (2022), que aborda a divisão sociorracial da educação por meio da oferta escolar desigual. Verificamos, por parte do poder público, o privilégio concedido ao Grupo Escolar, localizado na porção urbana, apontada nas fontes documentais como um ponto isolado e excepcionalmente civilizado. Por outro lado, evidenciado pelo fechamento de escolas, não envio de mobiliário e material didático, falta de professores e raridade de visitas de autoridades pedagógicas, verificamos o descuido com a instrução pública das crianças pobres e negras moradoras da vasta região então caracterizada como um sertão selvagem, caracterização construída, inclusive, a partir de um critério racial.</span></p> Nádia Bueno Rezende (Autor) Copyright (c) 2024 Nádia Bueno Rezende (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/71919 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 +0000 A Escola Nova na historiografia da educação na Argentina https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73455 <p>Este trabalho de pesquisa tem como objetivo fazer uma contribuição historiográfica ao campo de estudos sobre a Escola Nova. Embora a análise se baseie na bibliografia sobre o caso argentino, considera-se que ela pode ser útil para pensar os processos de renovação pedagógica e sua abordagem pela historiografia em outros países. Para cumprir esse objetivo, foi realizado um exaustivo trabalho de pesquisa bibliográfica a fim de identificar as principais contribuições sobre o tema da Escola Nova no campo da História da Educação na Argentina. Em conclusão, pode-se observar como, com a renovação historiográfica das últimas décadas, a partir da perspectiva de uma história cultural e intelectual renovada, surgem novas possibilidades de investigação, neste caso, sobre os processos de renovação pedagógica conhecidos como Escola Nova</p> Ignacio Frechtel (Autor) Copyright (c) 2024 Ignacio Frechtel (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73455 Tue, 10 Dec 2024 19:02:51 +0000 O ensino de língua inglesa nos livros didáticos da década de 1970 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72769 <p>O objetivo deste artigo é analisar o ensino da disciplina de língua inglesa, por meio de livros didáticos da década de 1970, utilizados no Colégio Estadual do Paraná, quanto aos saberes veiculados e suas finalidades. Trata-se de um período de relevância política e ideológica em nosso país, em que foi promulgada a Lei nº 5.692/71, e marcado por estreitas articulações internacionais do Brasil com os Estados Unidos da América. A análise com viés da História Cultural, fundamentada em Chartier (1998, 2002) e Choppin (2002, 2004) para embasar a questão dos livros didáticos, mostrou que os livros adotados seguiam o sistema de instrução programada e o método audiovisual, tratando-se da instauração do ensino tecnocrático.</p> Sofia Bocca, Rosa Lydia Teixeira Corrêa (Autor) Copyright (c) 2025 Sofia Bocca, Rosa Lydia Teixeira Corrêa (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72769 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 +0000 Educação popular e resistência na ditadura militar no Brasil https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73313 <p>Este artigo investiga a persistência da Educação Popular (EP) no Brasil durante o regime militar, evidenciando como educadores e movimentos sociais mantiveram práticas educativas mesmo sob repressão. O objetivo é compreender como essas práticas se mantiveram ativas e se transformaram em ferramentas de resistência política e social, perpetuando as ideias de Paulo Freire e outros educadores. A pesquisa, baseada especialmente em análise bibliográfica e documental, explora a atuação clandestina na EP. Além disso, os resultados destacam a importância da solidariedade internacional e a emergência de uma nova categoria: ‘Educação Popular como Rede de Resistência e Transformação Social’, que evidencia a interconexão entre sujeitos e instituições como uma rede de resistência e transformação social.</p> Fernanda dos Santos Paulo (Autor) Copyright (c) 2025 Fernanda dos Santos Paulo (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73313 Mon, 03 Feb 2025 00:00:00 +0000 'O Universal pelo Regional' https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73876 <p>Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória histórica da política de internacionalização da Universidade Federal do Ceará (UFC), buscando compreender o processo de instituição de uma política de internacionalização na UFC em diferentes períodos históricos e identificar as políticas e estratégias adotadas pela Administração Superior da UFC ao longo do tempo. Para tanto, fundamentamo-nos nas proposições de Mary Douglas (1998) para compreender processos de institucionalização e na noção de trajetória institucional de uma política, desenvolvida por Gussi (2008). Metodologicamente, foram realizadas pesquisas bibliográficas e análises de documentos produzidos pela Administração Superior. A análise da trajetória histórica da política de internacionalização da UFC revela que o desejo de ser internacional surgiu antes da fundação da Universidade, sendo orientada, contudo, por uma perspectiva euro-norte-centrada e que, ao longo dos anos, a política de internacionalização da UFC foi adquirindo variadas trajetórias em distintas gestões e contextos históricos.</p> Marcia Monalisa de Morais Sousa Garcia, Alcides Fernando Gussi (Autor) Copyright (c) 2025 Marcia Monalisa de Morais Sousa Garcia, Alcides Fernando Gussi (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73876 Sun, 23 Feb 2025 21:47:59 +0000 Cadernos de Orientação Educacional https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74439 <p>Este artigo examina a produção, a composição, o conteúdo e os modelos de orientação educacional nos Cadernos de Orientação Educacional da CADES. 24 cadernos foram identificados, catalogados e transformados em fontes. A análise revela a estratégia do MEC para implementar a orientação nas escolas, acreditando que tais ações melhorariam a integração dos adolescentes nos contextos escolar e social e aprimorariam o ensino secundário. Destaca-se a recepção de princípios de orientação educacional advindos dos modelos norte-americano e francês. Os Cadernos promoveram a mediação entre as teorias e a prática de orientação educacional, disseminando conhecimentos, visando à formação do profissional para atuar como orientador educacional.</p> Walna Patrícia de Oliveira Andrade, Joaquim Tavares da Conceição (Autor) Copyright (c) 2025 Joaquim Tavares da Conceição, Walna Patrícia de Oliveira Andrade (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74439 Sun, 23 Feb 2025 00:00:00 +0000 A Escola Normal da Campanha/MG no contexto da transição para a República https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74543 <p>Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a Escola Normal da Campanha e o seu papel no contexto histórico local. Buscou-se analisar esta instituição pública de ensino da cidade da Campanha, em sua primeira fase – 1873 a 1890 –, a partir de aspectos políticos e sociais, inserida em um período de disputas por um projeto de Nação, entre o fim da Monarquia e o início da República. Nessa perspectiva, as contribuições teóricas de Edward Thompson foram adotadas para analisar as fontes obtidas por meio de pesquisas em dois centros de documentação: o Arquivo Público Mineiro e o Centro de Estudos Campanhenses Monsenhor Lefort. Com isso, espera-se contribuir, por meio da História Social da Educação, com as novas reflexões em torno da presença da Escola Normal Oficial nessa cidade.</p> Cássio Hideo Diniz Hiro, Gabrielle Araújo Figueiredo (Autor) Copyright (c) 2025 Cássio Hideo Diniz Hiro, Gabrielle Araújo Figueiredo (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74543 Tue, 25 Feb 2025 00:00:00 +0000 Uma aluna secundarista contra o Estado Novo em Portugal https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73538 <p>Em 1935, no início do Estado Novo em Portugal, na principal instituição formadora de professores do país, a Escola do Magistério Primário de Lisboa, uma aluna secundarista, Carmina de Santa Clara Pinto Ferreira, apresentou conferência na qual defendia um ensino da História em patamares que propiciassem uma visão democrática de mundo. Ela criticou Alfredo Pimenta, historiador ligado ao regime, e foi expulsa dessa escola. É objetivo deste trabalho possibilitar a compreensão de visões de História e, portanto, de sociedade, que conviviam, em meados da década de 1930, com a concepção autoritária de mundo, em implantação crescente pelo Estado Novo. A metodologia utilizada foi a de análise dos poucos textos encontrados sobre o ocorrido. As lacunas documentais foram preenchidas com fontes secundárias, como a imprensa da época e cartas de um dos protagonistas. Isso, em paralelo à pesquisa bibliográfica que deu suporte à compreensão do tema.</p> Macioniro Celeste Filho (Autor) Copyright (c) 2025 Macioniro Celeste Filho (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73538 Fri, 28 Feb 2025 02:19:45 +0000 Práticas historiográficas apoiadas nos objetos digitais https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74590 <p>O presente artigo tem como objetivo evidenciar e analisar novas práticas nas pesquisas históricas, as quais privilegiam a transformação de documentos físicos escritos em objetos digitais. Esta discussão toma como base a História digital, que reflete sobre a incorporação das tecnologias digitais e que emerge como referencial teórico para investigar e compreender arquivos e fontes digitais como registros históricos. Evidenciam-se os espaços de armazenamento de objetos digitais, caracterizados como repositórios digitais, os quais se constituem ambientes próprios para a guarda dos documentos. Apresenta-se, como exemplo, o Livro de Ramon Roca Dordal, disponível no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. É possível inferir que o objeto digital está disponível em um local confiável que privilegia a disponibilização de fontes a longo prazo, visto que traços das etapas da curadoria digital e do trabalho com as fontes digitais se tornam possíveis também por meio de <em>softwares </em>como Zotero e Tropy.</p> Janine Marques da Costa Gregorio, David Antonio da Costa, Viviane Barros Maciel (Autor) Copyright (c) 2025 Janine Marques da Costa Gregorio, David Antonio da Costa, Viviane Barros Maciel (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74590 Fri, 28 Feb 2025 20:50:06 +0000 Uma arte das doses https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74767 <p>Neste artigo exploro aspectos do chamado Sistema do Ensino Mútuo inspirado em postulações a respeito do poder formuladas por Foucault, condição e recurso para tornar pensáveis os investimentos na planetarização do referido Sistema. No caso, reflito sobre aspectos doutrinários, examinando elementos que permitem analisar o processo de circulação, apropriação e funcionamento do Ensino Mútuo na Capital do Império brasileiro entre 1816 e 1833. Para tanto, destaco a dimensão material e financeira das aulas mútuas, chamando atenção para as demandas de professores e o que se fazia necessário para o bom exercício do ofício e das classes no que se refere aos objetos, espaço físico e serviços. Os três pontos focalizados permitem redimensionar alguns dos princípios orientadores e contornos para sua efetivação, na medida em que se encontram articulados a determinadas condições e relações de poder ativadas no nível do microgoverno das aulas, pautadas na experiência da pedagogia mutualista ocorrida no Rio de Janeiro.</p> José Gonçalves Gondra (Autor) Copyright (c) 2025 José Gonçalves Gondra (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74767 Mon, 14 Apr 2025 00:00:00 +0000 As práticas de ensino de Ciências e Biologia na Escola Caetano de Campos https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72632 <p>Embora a literatura reconheça que há diferenças entre o currículo prescrito e o praticado, ainda há uma carência de trabalhos sobre a história das práticas de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é entender a relação entre as concepções de educação da professora Clarinda Mercadante Lima, que atuou na Escola Caetano de Campos, e as práticas pedagógicas que constituíram o currículo das disciplinas de Ciências e Biologia nessa instituição. A análise se apoiou nas noções teóricas do campo da história cultural e nos dados obtidos em duas entrevistas que foram apreciadas por uma perspectiva fenomenológica. Os resultados apontaram para diversas singularidades na prática da docente que podem ser interpretadas a partir das especificidades do seu processo de formação e do contexto cultural no qual ela estava inserida</p> Renato Barboza, Reginaldo Alberto Meloni (Autor) Copyright (c) 2025 Renato Barboza, Reginaldo Alberto Meloni (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72632 Mon, 21 Apr 2025 00:00:00 +0000 Livros didáticos italianos, propaganda fascista e a identidade italiana no exterior https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75102 <p>Este artigo analisa o livro didático <em>I fatti degli italiani e dell’Italia</em> (1932), produzido durante o período fascista para as escolas italianas no exterior. A obra, composta por textos e imagens, reflete a intenção do regime de disseminar valores políticos, culturais e ideológicos entre os descendentes de italianos fora da Itália. A pesquisa destaca a organização cronológica do livro, culminando no fascismo como um momento glorioso, e explora como o conteúdo textual e visual reforça a italianidade e o orgulho nacional. Além disso, evidencia o papel dos livros escolares como instrumentos ideológicos e pedagógicos. A análise contribui para o campo da história da educação, mostrando como materiais didáticos foram utilizados para consolidar narrativas nacionalistas e transnacionais.</p> Renata Briao de Castro (Autor) Copyright (c) 2025 Renata Briao de Castro (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75102 Sun, 15 Jun 2025 00:00:00 +0000 Estratégias dos capuchinhos franceses para educar os tupinambás do Maranhão (1613-1614) https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74086 <p>O texto tem por objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos capuchinhos franceses para educar os Tupinambás do Maranhão nos anos de 1613 e 1614. Tem como fonte a literatura de viagem, denominada <em>Continuação da história das coisas memoráveis acontecidas no Maranhão nos anos 1613 e 1614</em>, de autoria do frade capuchinho Yves d’Evreux. Para compreender esse processo, o diálogo estabelecido foi com Agnolin (2006), Anchieta (1933), Cardim (1925), Chambouleyron e Bombardi (2011), Daher (1999), Gasbarro (2006), Métraux (1950), Monteiro (2000), Montero (2006), Nóbrega (1988), Pompa (2006) e Viveiros de Castro (2002). As estratégias educativas empregadas pelos Capuchinhos para os Tupinambás representam esforços em adaptar à realidade do Maranhão, experiências missionárias de outras localidades. A devoção a cruz, por exemplo, visava preencher a falta de elementos materiais que direcionasse o nativo à dimensão espiritual, por sua vez, a formação de colaboradores, tinha a finalidade de aumentar o diminuto número de educadores e tentar ampliar o alcance da catequização voltada a formação dos catecúmenos.</p> Marinaldo Pantoja Pinheiro, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França (Autor) Copyright (c) 2025 Marinaldo Pantoja Pinheiro, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74086 Mon, 16 Jun 2025 00:00:00 +0000 Estratégias de organização das escolas primárias em Pernambuco https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75534 <p>Este artigo compara as estratégias de organização das escolas primárias em Pernambuco, a partir da materialidade dos Regimentos das Escolas de 1859 e 1876. Por meio da pesquisa documental, e entendendo os regimentos como representações socioculturais, geradores de comportamentos (Chartier, 1990), apresentamos seus aspectos formais e comparamos as estratégias de organização das culturas escolares na documentação (Viñao Frago, 1995; De Certeau 2004). Concluímos que, em fins do século XIX, as autoridades governamentais pernambucanas empreenderam esforços variados na uniformização das escolas primárias, sendo os regimentos dispositivos de modelação e vigilância das condutas dos professores/as e alunos/as dentro das escolas.</p> Dayana Raquel Pereira de Lima (Autor) Copyright (c) 2025 Dayana Raquel Pereira de Lima (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75534 Sat, 28 Jun 2025 00:00:00 +0000 O ensino técnico e profissional do Brasil de 1926 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74772 <p>Artigo referente à história do ensino técnico e profissional no Brasil, em particular à história de discursos produzidos por intelectuais que atuaram a partir dos anos 1920 na inclusão da formação do trabalhador industrial e urbano na pauta nacional. O objeto é o inquérito educacional de 1926 que Fernando de Azevedo realizou quando era colunista do <em>Estadão</em>. O jornal publicou o inquérito em 1926, e a versão completa veio como livro em 1937. O foco do artigo são as pautas adotadas para fazer do ensino técnico e profissional um assunto jornalístico. A abordagem tece nexos entre expressões empregadas, movimentos e ideias que circulavam no Brasil à época. Busca perceber os sentidos que Azevedo atribuía ao trabalho e à técnica na modernização do país.</p> José Geraldo Pedrosa, Fernanda Godinho de Souza Aguiar (Autor) Copyright (c) 2025 José Geraldo Pedrosa, Fernanda Godinho de Souza Aguiar (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74772 Sat, 12 Jul 2025 00:00:00 +0000 O trabalho pedagógico dos professores no processo de escolarização, entre 1844 e 1910 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75213 <p>Aborda-se a historicidade do processo de escolarização e do trabalho pedagógico na atual Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul, entre 1844 e 1910, durante a implementação de um sistema público local de educação. Pautou-se o estudo pela Análise dos Movimentos dos Sentidos (AMS), fundamento teórico-metodológico de base dialética. As técnicas de produção de dados foram pesquisa bibliográfica e análise documental. Após, deu-se a análise dos dados produzidos e a sistematização ora registrada. Observou-se que, naquela comunidade, a educação pública foi um projeto lento, impactado por decisões político-partidárias, marcado pela sucessiva alteração do quadro de professores, com remanejamentos frequentes, desestabilizando o trabalho pedagógico e os trabalhadores/as</p> Liliana Soares Ferreira (Autor) Copyright (c) 2025 Liliana Soares Ferreira (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75213 Wed, 16 Jul 2025 16:50:24 +0000 Entre cartinhas e catecismos https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/76049 <p>Este artigo discute o modo como a imposição do alfabeto latino relaciona-se com a expansão imperial portuguesa entre os séculos XVI e XVIII. Para tanto, buscamos analisar os elementos pré-textuais de algumas Cartinhas e Catecismos da época, relacionando-os com a legislação e a historiografia educacional, linguística e cultural referente ao assunto. Concluiu-se que o ensino e aprendizagem do alfabeto, ou das “primeiras letras”, em sentido estrito, no período recortado, foi viabilizado por dois tipos de compêndio pedagógico: Cartinhas e Catecismos, que se relacionam com três momentos da expansão imperial portuguesa: 1) o português na África e na Ásia (1502-1563); 2) a colonização das línguas indígenas e africanas (1563-1757); e 3) a “civilização” dos povos indígenas (1757-1798).</p> Luiz Eduardo Oliveira (Autor) Copyright (c) 2025 Luiz Eduardo Oliveira (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/76049 Sat, 19 Jul 2025 00:00:00 +0000 Primórdios da formação docente no triângulo mineiro https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74108 <p>Este artigo é resultado de uma investigação que teve por objeto a Escola Normal de Uberaba no período compreendido entre 1881 e 1905. Trata-se de uma das oito instituições instaladas em Minas Gerais entre 1870 e 1883. Foram analisados documentos inéditos que permitiram identificar precariedades como falta de equipamentos pedagógicos, ausência de edifício próprio, aspectos da metodologia de ensino, disputas políticas, expansão e profissionalização do magistério e os primórdios da coeducação. Por fim, expõem-se as razões que conduziram ao fechamento da primeira instituição de formação e certificação de professores do Triângulo Mineiro, instalada em Uberaba.</p> André Luís Oliveira, Geraldo Inácio Filho, Décio Gatti Júnior (Autor) Copyright (c) 2025 André Luís Oliveira, Geraldo Inácio Filho, Décio Gatti Júnior (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/74108 Mon, 21 Jul 2025 00:00:00 +0000 Memória e ethos discursivo https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/76386 <p>O artigo analisa as representações da memória de Emilia Ferreiro (1937-2023) em obituários publicados no Brasil, México e Argentina, com o objetivo de compreender como diferentes atores sociais, universidades, sindicatos, meios de comunicação e centros de pesquisa constroem discursos sobre sua morte e disputam simbolicamente sua herança intelectual. A partir das contribuições teóricas de Philippe Ariès, Peter Burke, Dominique Maingueneau e Pierre Bourdieu (via Gisele Sapiro), examinam-se os modos como os obituários enfatizam a continuidade de sua obra e sua relevância internacional, em detrimento do luto tradicional. Os resultados demonstram que a memória de Ferreiro se inscreve em um campo de disputas simbólicas, sendo apropriada por distintas instituições para legitimar posicionamentos sobre alfabetização, políticas públicas e identidade institucional.</p> Paulo Renato da Silva, Natalia Fuentes (Autor) Copyright (c) 2025 Paulo Renato da Silva, Natalia Fuentes (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/76386 Mon, 21 Jul 2025 00:00:00 +0000 Retratos e registros: magistério e escolas públicas em Iguaçu (1932) https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75326 <p>Resenha de:&nbsp;Dias, A. (2024). <em>Retratos e registros: magistério e escolas públicas em Iguaçu (1932)</em>. Appris.</p> Eliana Santos da Silva Laurentino (Autor) Copyright (c) 2025 Eliana Santos da Silva Laurentino (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75326 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 +0000 A pesquisa histórica sobre a educação no período da ditadura cívico-militar https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/76614 <p>A educação foi um dos setores mais impactados pelo regime autoritário instituído em 1964 no Brasil, não somente pela violência, repressão e truculência direcionada a estudantes e professores mas, também, pelos usos que os governos militares fizeram das instituições educacionais e da cultura escolar como instrumento de controle e doutrinação ideológica, além das profundas transformações que imprimiram na estrutura do sistema de ensino com a reforma universitária de 1968 (Lei nº 5.540/68) e a reforma do ensino de 1° e 2° graus (Lei nº 5.692/71), cujas implicações vivemos ainda hoje. O panorama é semelhante, mas não o mesmo, em outros países da América Latina, produto do Plano Condor, que difundiu técnicas governamentais sobre as populações em termos políticos, econômicos e pedagógicos. Um número crescente de pesquisadores tem se debruçado nos últimos anos ao estudo da história da educação no período das ditaduras cívico-militares, interrogando esse período histórico com novas perguntas e a partir de diversas abordagens. Sem dúvida, a renovação do campo da História e da História da Educação tem contribuído enormemente para o alargamento do questionário dos investigadores. A ampliação das fontes de pesquisa, a relação da história com outros campos de saber como a Antropologia, a Psicologia, a Linguística, o olhar para a cultura e as noções de práticas e representações têm fertilizado uma multiplicidade de temas e interpretações (Barros, 2011). Mas o estudo do período da ditadura encerra dificuldades, pois dialoga com o debate político atual e encontra-se imerso nas disputas pela memória. Além disso, está envolto em controvérsias de natureza teórica nos próprios campos disciplinares. O objetivo deste dossiê, ora publicado pela Revista Brasileira de História da Educação, é justamente o de aprofundar o conhecimento sobre o tema e propiciar o debate colocando em questão diferentes análises sobre esse período histórico e suas implicações para a educação.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> &nbsp;&nbsp;&nbsp; De acordo com Bauer (2012), a proliferação de memórias particulares e de redefinições de identidades nacionais intensificou-se no final do século XX, com o aparecimento de novas memórias no espaço público derivadas da afirmação de identidades e da busca por reconhecimento de memórias silenciadas. Na França, na década de 1990, surgiu a expressão “dever de memória”, diretamente vinculada à noção de políticas de memória, isto é, “como possibilidade de se reconhecer e reparar episódios traumáticos do passado, como as ditaduras, genocídios, guerras e violações de direitos humanos” (Fernandes, 2022, p. 21).</p> Eduardo Lautaro Galak, Elizabeth Figueiredo Sá, Rosa Fátima de Souza Chaloba (Autor) Copyright (c) https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/76614 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 Território Livre https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72756 <p>O artigo narra a ocupação do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em outubro de 1967. Com base em documentação produzida pela escola, pelo Departamento de Educação, pela Comissão de Sindicância e em jornais, interpreta o evento como a culminância de diferenças que marcavam as relações entre a escola e a universidade. Apoiado nas considerações de Nora sobre o acontecimento em história, sustenta que, tendo alcançado uma projeção imprevista nos veículos de comunicação, a ocupação ganhou significados políticos mais graves e abrangentes em tempos de ditadura, os quais teriam influenciado a decisão, tomada pelas autoridades da faculdade e da Secretaria Estadual de Educação, de encerrarem uma experiência escolar considerada subversiva.</p> Bruno Bontempi Júnior, Natália Frizzo de Almeida (Autor) Copyright (c) 2025 Bruno Bontempi Júnior, Natália Frizzo de Almeida (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72756 Thu, 01 May 2025 12:23:00 +0000 Política e educação https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73197 <p>Entender a relação entre a ação política e a formação de mulheres, forjada em um regime político autoritário, foi o intento da pesquisa que teve como objeto de estudo experiências de mulheres militantes políticas de esquerda que foram presas em Pernambuco durante o regime civil-militar (1964-1985), sob a alegação de subversão. Para tal estudo, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. As análises indicam que, além dos processos de escolarização, as experiências político-partidárias, o pertencimento a certos estratos sociais, as experiências religiosas e de sociabilidades e, sobretudo, a participação em movimentos sociais foram essenciais para a formação de uma consciência afetiva e moral que reverberou significativamente no combate ao regime autoritário instalado no país.</p> Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Luciano Mendes de Faria Filho (Autor) Copyright (c) 2025 Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Luciano Mendes de Faria Filho (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73197 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 Ditadura militar e integração das populações rurais https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72915 <p>Este artigo objetiva discutir a atuação do Programa Diversificado de Ação Comunitária do Movimento Brasileiro de Alfabetização na busca de uma integração de caráter orgânico das populações rurais do Brasil no contexto do projeto de desenvolvimento econômico e do modelo de sociedade edificados pelo regime ditatorial imposto ao país após o golpe civil-militar deflagrado em 1964. Tal programa visou constituir, especialmente entre a população das áreas interioranas, novas formas de sociabilidade através de sua mobilização enquanto comunidade. Tal intuito se realizou em parceria com poderes locais e mesmo com o Exército brasileiro, revelando também seu aspecto de estratégia de contenção social e barreira a possíveis atividades políticas contrárias à ditadura.</p> Flávio Anício Andrade (Autor) Copyright (c) 2025 Flávio Anício Andrade (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72915 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 O movimento estudantil e os acordos MEC-USAID nas páginas de O Estado de S. Paulo (1962-1970) https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72046 <p>O objetivo do artigo é apresentar como o jornal <em>O Estado de S. Paulo</em> fez a associação entre o processo dos acordos de ajuda técnica e financeira, denominados acordos MEC-USAID, e o movimento estudantil brasileiro, centralmente representado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), de modo a desmerecê-lo. O artigo entende o jornal como Abramo (2003), que indica que a sua fabricação de consenso acompanha as determinações governamentais e os interesses privados de seus responsáveis. Foram estudados 186 textos, de entre artigos, reportagens e editoriais. O texto desvenda que a associação entre esses dois eventos foi articulada para, simultaneamente, manifestar-se favorável aos acordos e crítico aos manifestos estudantis contrários a eles, principalmente entre os anos de 1967-1968, quando se acirra a discussão pela reforma universitária no Brasil.</p> Pamela de Mattos Rossi, Katya Mitsuko Zuquim Braghini (Autor) Copyright (c) 2025 Pamela de Mattos Rossi, Katya Mitsuko Zuquim Braghini (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72046 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 Entre a repressão e a resistência https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72722 <p>On March 24, 1976, the National Reorganization Process began in the Argentine Republic, in a scenario of high political conflict. A Military Junta, following a coup d'état, assumes the government of the country, and will try to monitor and intervene in the behavior of people, institutions and the educational system. It is the purpose to analyze, in this context, the functioning of some pedagogical activities developed in cultural and recreational institutions of the ICUF, which were constituted as spaces of containment and resistance, with projects that offered ‘another’ education, outside the ‘official’ school. A review of some of these experiences is proposed, recovering period documentation and testimonies of participants taking into account the discontinuities that imposed threats, bans, closures, raids, exiles, arrests, disappearances and destruction of archives. This aims to make a contribution that, from the methodological perspective of recent history and oral history, redefines these pedagogical proposals and their impact on the field of the history of education.</p> Ana Estela Diamant (Autor) Copyright (c) 2025 Ana Estela Diamant (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72722 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 Professoras universitárias no processo de resistência à ditadura no Paraná https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72835 <p style="font-weight: 400;">Este artigo trata da participação das professoras universitárias do Paraná, organizadas coletivamente, no processo de resistência à ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). O objetivo é discutir as múltiplas formas de organização, astúcia e participação das docentes nas greves, manifestações e mobilizações, a fim de reivindicar melhores condições de trabalho e salário para os profissionais da educação e demais espaços sociais no período ditatorial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental. As fontes de pesquisa são os documentos constantes nas Pastas Temáticas de instituições de representação da classe docente e fichas individuais da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS-PR), no período de 1964 a 1985. Nos documentos, observa-se a astúcia dos docentes para atender às suas reivindicações salariais, profissionais e sociais, mesmo sob a constante vigilância e repressão da DOPS.</p> Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Valquiria Elita Renk, Julia Aliot da Costa Ilkiu, Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla (Autor) Copyright (c) 2025 Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Valquiria Elita Renk, Julia Aliot da Costa Ilkiu, Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/72835 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 Um eterno presente? https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73196 <p>Tendo a ditadura militar como objeto de pesquisa desde o meu mestrado, apresento para este dossiê um estudo realizado com estudantes de uma universidade federal brasileira sobre a percepção deles do golpe militar de 1964. A metodologia consistiu em apresentar a um grupo de estudantes, entre veteranos e calouros de Matemática, Química e Pedagogia a seguinte pergunta: “O que 1964 significou para o Brasil?”. Garantido o anonimato, foi solicitado apenas que, se desejassem, indicassem gênero e idade. Todas as pessoas indicaram esses dados sobre si mesmas. Como ferramenta teórica, empreguei a concepção de história como processo vivo e contraditório em si mesmo, dependente tão somente das próprias condições humanas. Além disso, adoto a teoria segundo a qual os três tempos – passado, presente e futuro – convivem, no mesmo instante em que cada ação humana é praticada.</p> Marisa Bittar (Autor) Copyright (c) 2025 Marisa Bittar (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73196 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 “Liberdade com responsabilidade” https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73216 <p>O tema deste artigo é a repressão e a censura das classes secundárias experimentais no Colégio Estadual André Maurois (CEAM) no Estado de Guanabara, implementadas por Henriette Amado durante o período da ditadura militar. A pesquisa de natureza qualitativa&nbsp; usou como fontes os livros de memória de Henriette Amado, as notícias publicadas em periódicos de grande circulação e o inquérito nº 1471 do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) do Estado da Guanabara, instaurado em 1971. A partir da análise do discurso, conclui-se que a continuidade das classes experimentais foi inviabilizada pelo processo de repressão imposto pela ditadura militar, que desqualificou a proposta pedagógica e a considerou como uma ameaça ao regime, causando prisões de estudantes e professores.&nbsp;</p> Patrícia Coelho da Costa, Daniel Vilaça dos Santos (Autor) Copyright (c) 2025 Patrícia Coelho da Costa, Daniel Vilaça dos Santos (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/73216 Thu, 01 May 2025 22:42:45 +0000 História das emoções e educação para a cidadania (global) https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75256 <p>A entrevista com Ute Frevert ocorreu no seu escritório no Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em Berlim, no contexto de um projeto de pesquisa sobre o domínio socioemocional na educação para a cidadania global. Tal como definido pela UNESCO, emoção, cognição e atitudes ou comportamento são as três dimensões na educação de cidadãos e cidadãs capazes de enfrentar os desafios sociais, políticos e ambientais dos nossos tempos em escala local, regional e planetária. Como sabemos pela pesquisa e pela experiência, as emoções desempenham um papel fundamental nessa tríade, embora, por vezes, sejam subestimadas na cultura racionalista. O trabalho de Ute Frevert conscientiza a respeito do caráter histórico e contextual das emoções, ajudando a superar uma abordagem simplista nas práticas pedagógicas. As emoções moldam e são moldadas pela economia, as emoções moldam e são moldadas pela política, tal como moldam e são moldadas por todos os arranjos institucionais que constituem o mundo social. Nessa entrevista, Ute Frevert conduz o leitor pelos meandros da história das emoções, com especial atenção para a sua modelagem no atual contexto histórico.</p> Danilo Romeu Streck (Autor) Copyright (c) 2025 Danilo Romeu Streck (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/75256 Sun, 09 Mar 2025 00:00:00 +0000