El libro "Alfabetização... Uma aventura para a criança" y su adopción por las maestras de santa catarina en la década de 1980

un estudio sobre esta trayectoria

Palabras clave: alfabetización, método analítico, Santa Catarina, historia de la alfabetización

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar um livro de alfabetização, escrito em 1981, em Santa Catarina e analisar como o estado o fez chegar às professoras alfabetizadoras das escolas públicas estaduais. O livro, escrito num determinado contexto político e social, expressa um determinado projeto de sociedade, sendo adotado nas escolas desse estado. Embora, naquele momento, no Brasil, estudos e pesquisas sobre alfabetização apontassem na direção da “desmetodização”, o livro Alfabetização... uma aventura para a criança manteve o foco no método analítico. Esse livro foi distribuído às escolas públicas estaduais e, com vistas à sua utilização, foram realizados cursos de “treinamento” para as professoras alfabetizadoras.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Daiane de Medeiros Thomaz, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Pós-graduada em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Possui Complementação Pedagógica em Educação Especial pela Faculdade Capivari - FUCAP. Atualmente é professora de Anos Inicias do Ensino Fundamental no Colégio Dehon/Unisul e Educação de Jovens e Adultos na rede Estadual de Santa Catarina.

Leonete Luzia Schmidt, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC

Doutora em Educação e Professora Permanente do Programa de PósGraduação em Educação da Unisul. Pesquisadora da área da Educação desenvolvendo estudos e pesquisas sobre: história da alfabetização; instituições e modelos pedagógicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental; e políticas públicas para alfabetização. Integrante da Equipe Editorial da Poiésis - Revista do programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul.

Citas

Bittencourt, M. F. (1983). Alfabetização... uma aventura para a criança (2a ed.) Florianópolis, SC: EDEME.

Bittencourt, M. F. (2017). Entrevista com Myrian Fonseca Bittencourt [entrevista concedida a L. L. Schmidt e a D. M. Thomaz]. Florianópolis, SC: Residência da Entrevistada.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.

Cagliari, L. C. (2009). Alfabetização sem bá-bé-bi-bó-bu (Coleção pensamento e ação na sala de aula). São Paulo, SP: Scipione.

Coan, I. B. F., & Almeida, M. L. P. (2015). Histórico da proposta curricular de Santa Catarina no âmbito das políticas públicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (1989-2005). Holos, 31(6), 251-276.

Costa, L. L. N., & Soares, L. G. (2018, fev.) O período preparatório da alfabetização e formação docente: considerações acerca de uma consulta realizada em manuais pedagógicos. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade Revista Latino Americana de Estudios en Cultura y Sociedad/Latin American Journal of Studies in Culture and Society, 4 (ed. esp.), 01-08.

Decreto nº 3.356, de 31 de maio de 1921. (1921). Regulamenta a lei n.1.750, de 8 de dezembro de 1920, que reforma a instrução pública. São Paulo, SP: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Recuperado de: https://www.al.sp.gov.br/norma/65983

Decreto nº 8.828, de 31 de dezembro de 1969. (1969). Recuperado de: https://leisestaduais.com.br/sc/lei-ordinaria-n-4394-1969-santa-catarina-dispoe-sobre-o-sistema-estadual-de-ensino-de-santa-catarina

Ferrari, A. R. (1992) Atendimento escolar básico: problemas de diagnóstico. In M. B. Soares et al. Escola básica (p. 9-24, Coletânea CBE). Campinas, SP: Papirus.

Gramsci, A. (1988). Maquiavel, a política e o Estado Moderno (6a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.

Koch, Z. M. (1995, jan./jun.). Sistema de avanços progressivos: a política educacional dos anos 70/80 em Santa Catarina. Perspectiva, 13(23), 27-45.

Laroca, P., & Saveli, E. L. (2001). Psicologia e alfabetização: retratos da psicologia nos movimentos de alfabetização. In S. A. S. Leite. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas alfabetização e letramento. São Paulo, SP: Komedi.

Lei n° 4.547, de 31 de dezembro de 1970. (1970). Dispõe sobre a Reforma Administrativa e dá outras providências (Alterada e revogada parcialmente). Recuperado de: http://leis.alesc.sc.gov.br/html/1970/4547_1970_Lei.html

Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. (1971). Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências (Revogada). Recuperado de: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=F8342BB4536FBA13C8A2FC6081001C83.proposicoesWebExterno2?codteor=713997&filename=LegislacaoCitada+-PL+6416/2009

Lima, B. A. (1948). Cartilha caminho suave: alfabetização pela imagem (1a ed.) São Paulo, SP: Caminho Suave.

Martins, E. M. (2018). Entrevista com Edézia Maria Martins [entrevista concedida a D. M. Thomaz]. Tubarão, SC: Residência da Entrevistada

Martins, E. M., & Santos, M. R. N. (2018). Entrevista com as professoras Edézia Maria Martins e Maria Regina Nascimento dos Santos [entrevista concedida a D. M. Thomaz]. Tubarão, SC: Residência de Edésia M. Matins.

Mortatti, M. R. L. (2006). História dos métodos de alfabetização no Brasil. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf

Peres, T. E., Arriada, E., & Pereira, L. A. B. (2018). A “Artinha de Leitura” de João Simões Lopes Neto (1907): um projeto para o ensino da leitura e da escrita. Revista Brasileira de História da Educação, 18, 02-29.

Peres, T. E., Vahl, M. M., & Thie, V. G. (2016, jan./abr.). Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático. Revista Brasileira de História da Educação, 16(1), 335-372.

Santos, M. R. N. (2018). Entrevista com Maria Regina Nascimento dos Santos [entrevista concedida a D. M. Thomaz]. Tubarão, SC: Residência de Edésia M. Matins.

Schmidt, L. L., Bollmann, M. G. N., & Silveira, C. M. (2016, set./dez.). A formação inicial dos professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina. Roteiro, 41(3), 629-648.

Silva, I. D. (1994). O barquinho amarelo: método de experiências criadoras, manual do pré-livro (13a ed.) Belo Horizonte, MG: Vigília.

Silva, V. L. G. [1999?]. Regulamentos para instrução: para além do ensino, as condutas. Recuperado de: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/158_vera_lucia_g.pdf

Soares, M. B., Kramer, S., & Ludke, M. (1992). Escola básica. Campinas, SP: Papirus.

Publicado
2020-04-09
Cómo citar
Thomaz, D. de M., & Schmidt, L. L. (2020). El libro "Alfabetização. Uma aventura para a criança" y su adopción por las maestras de santa catarina en la década de 1980. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e113. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/48507
Sección
Artículo original