ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES

  • Marcos Santos Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV)
  • Clayton Luis Soares Carvalho Faculdade SENAI CETIQT
  • Fabrício Costa Dias PETROBRAS
  • Marcone Freitas Reis TOTVS Engenharia de Software
  • Jonathan Cosme Ramos SENAI CETIQT

Resumo

O termo "planeta azul" está relacionado ao fato de a Terra ser composta de ¾ de água, dos quais 97% é composta de água salgada e apenas 3% de água doce. Desses 3%, apenas 1% é de água potável, própria para o consumo. Assim como outros recursos naturais, a água potável tem se tornado cada vez mais escassa e ameaçada por vários fatores entre: poluição, crescimento populacional desordenado, mudanças climáticas, entre outros fatores. Diante desse cenário, torna-se fundamental o desenvolvimento de uma política de conscientização para evitar o desperdício de água doce no planeta. Assim, soluções inovadoras e sustentáveis dos setores público e privado surgem com o intuito de combater essa escassez. O presente trabalho aponta uma dessas soluções, por meio da captação da água de chuvas, em uma indústria de refrigerantes na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho apresenta o cálculo do VPL e do payback do investimento necessário para a implementação do projeto sustentável em tela. Embora tais medidas de eficácia possam contribuir com o processo de tomada de decisão, o gestor deverá levar em consideração o contexto gerencial no qual está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Santos, Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV)
Licenciado e Especialista em Matemática. Mestre em Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional - pela COPPE/UFRJ. Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do curso de Engenharia de Produção do SENAI CETIQT. Oficial Superior da Marinha do Brasil com 25 anos de carreira.
Clayton Luis Soares Carvalho, Faculdade SENAI CETIQT
Engenheiro de Produção formado pelo SENA CETIQT.
Fabrício Costa Dias, PETROBRAS
Engenheiro concursado da Petrobras. Mestre e doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Engenharia de Produção da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Professor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).
Marcone Freitas Reis, TOTVS Engenharia de Software
Mestre e Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Engenharia de Produção do SENAI CETIQT.
Jonathan Cosme Ramos, SENAI CETIQT
Engenheiro de Produção formado pelo SENAI CETIQT.
Publicado
2017-08-22
Como Citar
Santos, M., Carvalho, C. L. S., Dias, F. C., Reis, M. F., & Ramos, J. C. (2017). ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES. Revista Produção Industrial & Serviços, 3(1), 50-63. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52351
Seção
Engenharia da Sustentabilidade